Trilhas de sentidos sobre infância:

o que é e o que dever ser "criança" no discurso de um Projeto Político Pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p95-125

Palavras-chave:

Memória, Discurso, Ideologia, Educação infantil, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este estudo, desenvolvido no ano de 2023, intenta compreender como a ideologia trabalha no discurso do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, trilhando um caminho através do qual seja possível entender o funcionamento dos discursos outros que, desde a observação de deslocamentos, rupturas e/ou conformações, instam a atentar para o trabalho da memória discursiva bem como para as filiações de sentidos a ela. O PPP corresponde ao corpus documental constituído. A materialidade analisada consiste em recorte composto por onze sequências discursivas isoladas. Na Análise do Discurso, referencial teórico-metodológico, o trabalho de leitura considera não apenas o texto, mas também o que está fora do texto e nele se faz presente, o contexto sócio-histórico, recuperando não-ditos e silenciamentos e corroborando para a leitura como prática social e discursiva. A análise permitiu reconhecer uma Formação Discursiva Pedagógica da Criança na qual circulam efeitos de sentidos decorrentes de duas famílias parafrásticas: FP Criança-Projeto e FP Criança-Potência. As posições-sujeito estabelecem litígio entre si, o que possibilita falar em um sujeito dividido por ele mesmo diante dos saberes que circulam na FD com que se filia. Pela constituição da FD, entende-se o que pode e deve ser dito (e também o que não pode nem deve ser dito) sobre “criança” em função da regulação da forma-sujeito que, fragmentada, abre espaço não só para o semelhante, mas também para o diferente, o divergente, o contraditório, resultando em uma formação discursiva heterogênea.

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Biografia do Autor

Valeria da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Secretaria Municipal de Educação de Xangri-Lá-RS, Doutorado em Educação (PPGEDU/UFRGS), Docente e Supervisora Pedagógica na Educação Básica

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

SILVEIRA, Valéria da Silva. Trilhas de sentidos sobre infância:: o que é e o que dever ser "criança" no discurso de um Projeto Político Pedagógico . Scripta, Belo Horizonte, v. 28, n. 63, p. 95–125, 2024. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p95-125. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/32984. Acesso em: 20 ago. 2025.