A construção discursiva do humor em textos de standy-up comedy:
uma análise do discurso racista utilizado como estratégia do humor "antirracista"
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p217-244Palavras-chave:
Análise do Discurso, Racismo, Stand-up comedy, ContradiçãoResumo
Este artigo tem como objetivo a análise de alguns trechos de stand-up comedy produzidos pelo comediante brasileiro Gui preto, tendo por base com a Análise do Discurso Materialista (Pêcheux/Orlandi). A partir da análise dos trechos em circulação na internet, este trabalho busca compreender a maneira como o discurso racista é evocado para produzir humor em textos de stand-up comedy, bem como os efeitos de sentidos que emergem a partir da reprodução - mesmo inconsciente - desse discurso. A chave de leitura dessa pesquisa é a de que, embora o humor dos textos analisados não tenha o intuito de reproduzir sentidos que sustentam o racismo, utiliza-se do discurso racista para construir novos efeitos de sentido, tornando a denúncia, elemento que compõe o corpo de características dessa modalidade de humor, contraditória uma vez que o comediante, na intenção de desconstruir o racismo, se apropria de estereótipos e expressões socialmente marcadas, reforçando construções de sentido de preconceito, segregação e noções de desigualdade racial.
Downloads
Referências
BERGSON, Henry. O riso: Ensaio sobreo significado do cômico. Tradução e notas de Maria Adriana Camargo Capello; Introdução de Débora Cristina Morato Pinto - São Paulo, Edipro, 2018.
EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Terry Eagleton; Tradução Alessandra Bonrruquer. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2020.
LINS, Léo Segredos da comédia stand-up. 1. ed. – São Paulo: Panda Books, 2014.
MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo / Adilson Moreira. – São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020. Coleção Feminismos Plurais, Coordenação Djamila Ribeiro.
MODESTO, R. (2021). Os discursos racializados. Revista da Abralin, v. 20, n. 2, p. 1-19, 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos 3a ed. Campinas: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Editora da Unicamp, [1975] 2009.
POSSENTI, Sírio. Os Humores da Língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP:Mercado de Letras, 1998.
WUO, Ana Elvira; COELHO, Thiago Henrique Fernandes. Stand up Clown: pontos de contato entre as práticas do stand up comedy e do palhaço. Aurora (PUCSP. online) , v. v.12, p. 1-23, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".