Dos que se movem nas trevas: imagens bestiais e repressão em Torquato Neto e Sophia Andresen
Palavras-chave:
Imaginário, Seres bestiais, Repressão, Medo, Poesia de resistência.Resumo
A poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e o poeta brasileiro Torquato Neto viveram sob regimes ditatoriais, que mantiveram o controle social por meio da coação física e simbólica. Sophia defrontouse com o Estado Novo implantado por Salazar, enquanto Torquato lidou com a Ditadura Militar brasileira. A despeito das especificidades de cada contexto, a atmosfera de pavor e opressão ficou indelevelmente impressa no imaginário poético que ambos articularam, valendo-se para tanto de arquétipos ancestrais do medo, dentre os quais o presente estudo destaca as figuras de seres bestiais e tenebrosos. Por outro lado, a mesma imaginação poética que sinalizou o desespero, permitiu a elaboração de símbolos de fuga e resistência, revelando a força libertadora da criação artística.
Downloads
Referências
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Grades. Lisboa: Dom Quixote, 1970.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: Ensaios sobre a imaginação do movimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 24. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: Uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: Introdução à arquetipologia geral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
NETO, Torquato. Torquatália: Do lado de dentro. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
VAZ, Toninho. Pra mim chega: A biografia de Torquato Neto. São Paulo: Casa Amarela, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".