Escritas circulares: a viagem e a morte em Mongólia, de Bernardo Carvalho
Palavras-chave:
Literatura, Viagem, Oriente, Conhecimento, Morte.Resumo
A literatura e a viagem nascem juntas como “experiência” comparatista. Entre viagem e literatura se estabeleceu uma cumplicidade perigosa em que se confundem biografias e ficções, histórias pessoais e mitologias reinventadas, experiências verdadeiras e sonhos impossíveis. O romance Mongólia (2003), do escritor brasileiro Bernardo Carvalho, nasce da tensão entre o imaginário e o vivenciado. Porém, a viagem, nesse texto, sai dos trilhos habituais de uma literatura positiva de conhecimento.
Downloads
Referências
BRUNEL, Pierre et al; - Histoire de La Litterature Français XIX et .XX e Siecles, Paris: Bordas. 1986.
CARVALHO, Bernardo. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras,
CARVALHO, Bernardo. É tudo mentira!, Folha de S. Paulo, Caderno
Mais! p. 4-5, 24 abr 2004.
CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CONRAD, Joseph. Heart of darkness. Wordsworth Editions ltd, 1995.
FOLENA, Giancarlo. Premessa a Le forme del diario. Quaderni di poetica e retorica, v. I, 1985, p. 5-9.
FRATESCHI VIEIRA, Yara. Refração e iluminação em Bernardo Carvalho. Novos Estudos, n. 70, nov 2004, p. 195-206.
HATOUM, Milton. Viajar cansa, Disponível em <http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3164983-EI6619,00-Viajar+cansa.html>. Acesso em: 20. out 2008.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KRYSINSKI, Wladimir. Discurso de viagem e senso da alteridade. Dialéticas da trangressão. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 181-202.
LEJEUNE, Philippe. El pacto autobiográfico. In: DOBARRO, Ángel Nogueira (Org). La autobiografía y sus problemas teóricos. Barcelona: Antropos, 1991. p. 47-61.
LEJEUNE, Philippe. Guarda-memória. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.19,1997.
RICARDOU, Jean. Problèmes du nouveau roman. Paris: Seuil, 1967.
SEIXO, Maria Alzira (Org) Travel writing and cultural memory. Ecriture du Voyage et Mémoire Culturelle. Amsterdam: Rodopi, 2000.
SERTOLI, Giuseppe. Nota introduttiva a Joseph Conrad. Cuore di tenebra. Turin: Einaudi, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".