Romeu não mora mais aqui (e nem Julieta). Amor de perdição, a morte e a questão do trágico moderno
Palavras-chave:
Morte, Trágico, Tragédia, Romance, Burguês.Resumo
Por meio da análise de um clássico da literatura portuguesa, Amor de perdição (1861), de Camilo Castelo Branco, este artigo pretende questionar a função da morte como elemento estruturante da morfologia romanesca do trágico moderno.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. 3 ed, Bari: Editori Laterza, 2001
BARTHES, Roland. L’avventura semiologica. Torino: Einaudi, 1991.
BODEI, Remo. Pensare l’impensabile. In: CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985, p. 1-5.
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. História da Literatura da colecção Sínteses da Cultura Portuguesa (Europália 91-Portugal). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria
del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985.
CASTRO, Aníbal Pinto de. Realidade e ficção na novela camiliana. In: REIS-PIRES. História crítica da Literatura Portuguesa. O Romantismo, vol 5, Lisboa: Editorial Verbo, 1993.
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. 2 ed., ref. e aum., 2 vols., Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1982-1983.
COURTEAU, Joanna. O Discurso sobre o Discurso em Amor de perdição. In: SANTOS João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
FOUCAULT, Michel. Le parole e le cose. Un’archeologia delle scienze
umane. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1998.
FRANZINI, Elio. Aspetti estetici ed etici della categoria filosofica del tragico. In: CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985, p. 105-123.
FUSINI, Nadia. La passione dell’origine. Studi sul tragico shakespeariano e il romanzesco moderno. Bari: Dedalo, 1981.
GARRETT, João Baptista da Silva Almeida. Frei Luís de Sousa, apresentação crítica, fixação do texto e sugestões para análise literária de Maria João Brilhante, 2 ed, Lisboa: Editorial Comunicação, 1987.
GIRARD, René. Menzogna romantica e verità romanzesca. Le mediazioni del desiderio nella letteratura e nella vita. Milano: Bompiani, 1981.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estetica. a cura di Nicolao Merker,
Torino: Einaudi, 1967.
JASPERS, Karl. Del tragico. Milano: SE, 2000.
LOURENÇO, Eduardo. Do trágico e da tragédia. In: LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo. Lisboa: Editorial Presença, 1994, p. 28-32.
LOURENÇO, Eduardo. O Tempo de Camilo ou a Ficção no País das Lágrimas. In: SANTOS, João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como Destino. In: LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 87-154.
LUKÁCS, György. Teoria del romanzo. A cura di G. Raciti. Milano: SE, 1999.
MORETTI, Franco. Segni e stili del moderno. Torino: Einaudi, 1987.
MORETTI, Franco. Il secolo serio. In: MORETTI, Franco (Org). Il romanzo. La cultura del romanzo. vol. I, Torino: Einaudi. 2001, p. 688-725.
QUADROS, António. Camilo Castelo Branco e a estrutura arquetípica da narrativa tradicional. In: Estudos universitários de Língua e Literatura. Homenagem ao Prof. Dr. Leodegário de Azevedo Filho, s.l., Tempo Brasileiro, 1993, p. 473-479.
REIS Carlos; PIRES M. Natividade. História crítica da Literatura Portuguesa. O Romantismo. vol 5, Lisboa: Editorial Verbo, 1993.
ROCHETA, Maria Isabel (Org). Apresentação crítica de Camilo Castelo Branco, Amor de perdição, Lisboa: Editorial Comunicação, 1983.
SANTOS, João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
SARAIVA António José; LOPES Óscar. História da Literatura Portuguesa, 15 ed. corrigida e actualizada, Porto: Porto Editora, 1989.
STEGAGNO PICCHIO, Luciana. Il Frei Luís de Sousa di Garrett: tentativo di interpretazione delle diverse interpretazioni. In: STEGAGNO PICCHIO, Luciana. Ricerche sul teatro portoghese, Roma: Edizioni dell’Ateneo, 1969, p. 291-310.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".