As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores
Keywords:
Negociação, Diálogo, Atividade significante, Interlocutores.Abstract
Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociação” e “diálogo”, marcando suas diferenças na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situações reais de fala, as separamos aqui por uma questão de clareza e método, para, então, analisá-las em interações durante reuniões de formação em serviço entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Político Pedagógico Escola Plural. Entendendo como “ inclusão” as medidas que visam garantir educação a “todos” os cidadãos a quem o direito à escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reuniões, os segmentos que giram em torno de discussões relacionadas à inclusão social na escola.
Downloads
References
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Construindo uma referência curricular para a Escola Plural: uma reflexão preliminar. Belo Horizonte: PBH / SMED, 1995–1996.
DAVIDSON, Donald. Essays on actions and events. Oxford: Clarendon Press, 1980.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1963.
JACQUES, Francis. La mise un communauté de l’énonciaton. Langages, Paris, n.70, 1983. p.47-71.
JACQUES, Francis. L’Espace Logique de l’interlocution. Paris: P.U.F.,
JACQUES, Francis. Trois stratégies interactionnelles: conversation, negotiation, dialogue. In: JACQUES, Francis. Echanges sur la conversation. Paris: Centre Régional Publication de Lyon, 1988. p. 45-68.
JACQUES, Francis. Les conditions dialogiques de la compréhension ou le paradoxe de Narcisse. In: PARRET, Herman; BOUVERESSE, Jacques. Meaning and understanding. Berlin: Walter de Gruyter, 1981. p. 353-388.
JACQUES, Francis. Consensus et conflit: une réévaluation. In: PARRET, Herman. La communauté en paroles: communication, consensus, ruptures. Liége: Mardaga, 1991.
MARI, H. Consenso/dissenso: entre o enunciado e a enunciação. Scripta, Belo Horizonte, v.4, n.7, p. 141-157, 2000.
OLIVEIRA, M.G. O professor e a pólis: antigas crenças, velhos conceitos, novas conceptualizações. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 15, 2006. Disponível em:<http://www.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/
oliveira_m.pdf>.
PARRET, Herman & Bouveresse. Meaning and understanding. Berlin: Walter de Gruyter, 1981.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.