A janela da palavra: uma leitura de “Famigerado”, de Guimarães Rosa, à luz do conceito de limiar, de Walter Benjamin

Autores

  • Edson Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p185

Palavras-chave:

Limiar, Ambiguidade escrita, Imagem.

Resumo

Nosso objetivo é fazer uma leitura do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, a partir do conceito de limiar, conforme Walter Benjamin. Pretendemos articular esse conceito com uma das categorias estéticas mais estudadas na obra de Guimarães Rosa: a ambiguidade. Assim, o espaço de transição em que se dá a narrativa se integra ao corpo ambíguo da linguagem, possibilitando não só a emergência de chistes por parte do jagunço Damásio, como também propiciando ao personagem-narrador uma oportunidade de se equilibrar no limiar da significação. Se o conceito de limiar em Benjamin permite um pensamento por imagem, processo semelhante ocorre na escrita rosiana.

 

 

 

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Publicado

07-12-2012

Como Citar

DE OLIVEIRA, Edson Santos. A janela da palavra: uma leitura de “Famigerado”, de Guimarães Rosa, à luz do conceito de limiar, de Walter Benjamin. Scripta, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 185–194, 2012. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p185. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2012v16n31p185. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Estética