Entre ritmo e poesia: rap e literatura oral urbana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p153Keywords:
Literatura oral urbana, Rap, Poéticas da voz.Abstract
O objetivo do presente artigo é um estudo do rap enquanto manifestação de literatura oral urbana e forma de oralidade tecnológica. Para tanto, o artigo passará em revista as relações entre literatura e palavra falada/cantada, assim como as possibilidades de interface estética entre a literatura e a música que estão em questão quando tratamos do rap.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
BÉTHUNE, Christian. Le Rap. Une esthétique hors la loi. Paris: Autrement, 2003.
BILL, M. V. Traficando informação [CD]. Manaus: BMG. Digital, estéreo, 1999.
FACÇÃO CENTRAL. Direto do campo de extermínio. [Fonograma]. Por Facção Central. Face da Morte Produções, 2003. CD.
FAUSTINO, Oswaldo. Das ruas ao coração. In: ROCHA, Janaína (Org.). HipHop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
FERREZ. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
GOMES, Renato Cordeiro. Por um realismo brutal e cruel. In: GOMES, Renato C. (org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
KEELEY, Robin. Freedom dreams. The Black Radical Imagination. Boston: Beacon Press, 2002.
RACIONAIS MCs. Cores e valores. [Fonograma]. Por Racionais MCs. Cosa Nostra, 2014. CD.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
SABOTAGE. O rap é compromisso. [Fonograma]. Por Sabotage. Cosa Nostra, 2001. CD.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. “Do efeito ao afeto. Os caminhos do realismo performático”. In: GOMES, Renato C. (Org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. A descoberta do insólito. Literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
TATE, Greg. Flyboy in the buttermilk. Essays on Contemporary America: an eye-opening look at race, politics, literature and music. New York: Simon & Schuster, 1992.
WEHELIYE, Alexander G. Phonographies. Grooves in Sonic Afro-Modernity. Durham: Duke University, 2005.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.