Construindo o dicionário de Valências: problemas e resultados
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n38p148Keywords:
Valências, verbos, gramática portuguesa, Linguística, Linguística aplicada,Abstract
O Projeto VVP (em andamento na UFMG com participantes de outras três Universidades de Minas) tem como objetivo a elaboração de um dicionário de valências verbais do português brasileiro. Para isso foi criada uma notação das construções (diáteses), composta de uma análise sintática maximamente simples, mais os papéis semânticos de cada constituinte. Cada verbo é classificado de acordo com as diáteses em que pode ocorrer, o que fornece uma classificação detalhada, precisa e capaz de expressar adequadamente o comportamento gramatical de cada verbo. Esse sistema substitui com vantagem as classificações tradicionais atualmente correntes. São apresentados alguns problemas de análise ainda em discussão, tendo a ver principalmente com a definição e delimitação dos papéis semânticos. No que diz respeito à teoria linguística, a pesquisa tem demonstrado que a proporção geralmente pressuposta entre regularidade e irregularidade na estrutura das línguas subestima seriamente a importância da informação idiossincática. Por exemplo, um levantamento piloto de 50 verbos já analisados no Dicionário de valências, escolhidos aleatoriamente, mostrou que se dividem em nada menos que 45 classes valenciais. Os resultados da pesquisa até o momento têm consequências para o planejamento de cursos do português língua estrangeira, e sugerem questões ligadas ao estudo da aquisição da linguagem.
Downloads
References
ADESSE (Alternancias de diátesis y esquemas sintáctico-semánticos del español). Disponível em: <http://adesse.uvigo.es>.
BORBA, Francisco da Silva (Ed.) Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Ed. UNESP, 1990.
BUSSE,Winfried (org.). Dicionário sintáctico de verbos portugueses. Coimbra: Almedina, 1994.
CANÇADO, Márcia. “Um estatuto teórico para os papéis temáticos”. In: Semântica Formal. MÜLLER, Ana Lúcia; NEGRÃO, Esmeralda Negrão Vailati; FOLTRAN, Maria José (Org.) São Paulo: Contexto, 2003.
CHIERCHIA, Gennaro, Barbara H. PARTEE e R. TURNER (org.). Properties, types and meaning. Studies in Linguistic and Philosophy, vol. II: Semantic Issues. Dordrecht: Kluwer, 1989.
CULICOVER, Peter W. e Ray S. JACKENDOFF. Simpler Syntax. Oxford: Oxford University Press, 2005.
DICOVALENCE 2. Dictionnaire de valence des verbes français. 2010. Disponível em: .
DOWTY, David. “On the semantic content of the notion of ‘thematic role’”. In: CHIERCHIA, G.; PARTEE, B.; TURNER, R. (Ed.). Properties, Types and Meaning. Dordrecht: Kluwer, 1989. p.69-129.
DOWTY, David. “Thematic proto-roles and argument selection”. Language, 67, 3, 1991.
GOLDBERG, Adele. Constructions at work. Oxford University Press, 2006.
GOLDBERG, Adele. Constructions – a construction grammar approach to argument structure. The University of Chicago Press, 1995.
GROSS, Maurice. Méthodes en syntaxe. Paris: Hermann, 1975.
HAUY, Amini B. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: EDUSP, 2014.
HERBST, Thomas, HEATH, David; ROE, Ian F.; GÖTZ, Dieter. A valency dictionary of English: a corpus-based analysis of the complementation patterns of English verbs, nouns and adjectives. Berlin: Mouton de Gruyter, 2004.
JACKENDOFF, Ray S. Semantic interpretation in generative grammar. Cambridge, MA: MIT Press, 1972.
JACKENDOFF, Ray S. Semantic structures. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.
LEVIN, Beth. English verb classes and alternations. University of Chicago Press, 1993.
MÜLLER, Ana Lúcia; NEGRÃO, Esmeralda Negrão; FOLTRAN, Maria José (Org.) Semântica Formal. São Paulo: Contexto, 2003.
PERINI, Mário A. Estudos de gramática descritiva: as valências verbais. São Paulo: Parábola, 2008.
PERINI, Mário A. Describing verb valency: practical and theoretical issues. Cham, Switzerland: Springer, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.