Uma proposta para o ensino da compreensão leitora a partir de uma concepção de educação cognitiva

Autores

  • Elenice Andersen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p219

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Cognição, Emoção, Ensino.

Resumo

Este trabalho investiga a concepção de educação cognitiva subjacente a três programas de ensino da compreensão leitora desenvolvidos no Brasil, Portugal e Espanha, filiados teoricamente às ciências cognitivas e empiricamente validados. Para tal, realiza uma revisão narrativa das três propostas, buscando identificar os pontos de convergência entre elas, interpretando-os como o baluarte do ensino da compreensão leitora e propondo que a reflexão seja ampliada para uma concepção de educação cognitiva que integre os aspectos cognitivos aos emocionais conforme Fonseca (2015), com vistas ao desenvolvimento humano mais integral e não apenas focado no domínio cognitivo e no bom desempenho escolar, mas também na satisfação pessoal com a leitura e na compreensão de que as emoções interagem com a compreensão leitora. A partir da revisão narrativa dos programas, identifica os aspectos cognitivos e emocionais em comum, mas observa que os aspectos emotivos ainda figuram em segundo plano e precisam ser mais bem explorados com base na literatura neurocientífica recente. Na conclusão, aponta sugestões para a ampliação do ensino da compreensão da leitura em uma concepção de educação mais integradora, com espaço para a discussão dos aspectos de ordem emotiva intervenientes no processo e sugere uma agenda de pesquisas sobre o tema.

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Biografia do Autor

Elenice Andersen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e Licenciada em Letras, pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1997). Tem experiência nos temas leitura, texto, discurso, enunciação, mídias e tecnologias na educação.Foi tutora PET (2010-2015) pela Universidade Federal do Pampa, com orientação de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino da leitura e produção de textos. Organizadora do livro Multimídia Digital na Escola. Atualmente é professora associada em exercício na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

15-06-2018

Como Citar

ANDERSEN, Elenice. Uma proposta para o ensino da compreensão leitora a partir de uma concepção de educação cognitiva. Scripta, [S. l.], v. 22, n. 44, p. 219–232, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p219. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p219. Acesso em: 22 mar. 2025.

Edição

Seção

Linguística & Interfaces