Uma proposta para o ensino da compreensão leitora a partir de uma concepção de educação cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p219Palavras-chave:
Compreensão leitora, Cognição, Emoção, Ensino.Resumo
Este trabalho investiga a concepção de educação cognitiva subjacente a três programas de ensino da compreensão leitora desenvolvidos no Brasil, Portugal e Espanha, filiados teoricamente às ciências cognitivas e empiricamente validados. Para tal, realiza uma revisão narrativa das três propostas, buscando identificar os pontos de convergência entre elas, interpretando-os como o baluarte do ensino da compreensão leitora e propondo que a reflexão seja ampliada para uma concepção de educação cognitiva que integre os aspectos cognitivos aos emocionais conforme Fonseca (2015), com vistas ao desenvolvimento humano mais integral e não apenas focado no domínio cognitivo e no bom desempenho escolar, mas também na satisfação pessoal com a leitura e na compreensão de que as emoções interagem com a compreensão leitora. A partir da revisão narrativa dos programas, identifica os aspectos cognitivos e emocionais em comum, mas observa que os aspectos emotivos ainda figuram em segundo plano e precisam ser mais bem explorados com base na literatura neurocientífica recente. Na conclusão, aponta sugestões para a ampliação do ensino da compreensão da leitura em uma concepção de educação mais integradora, com espaço para a discussão dos aspectos de ordem emotiva intervenientes no processo e sugere uma agenda de pesquisas sobre o tema.
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