A pedagogia de Paulo Freire e a tolerância no ensino jurídico

Autores

  • Clara Bonaparte Pedrosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2024v9n16p375-385

Palavras-chave:

Tolerência, Ensino Jurídico, Paulo Freire, Educação Libertadora

Resumo

O ensino jurídico atual, calcado na educação bancária, em que o aluno é um mero espectador passivo da relação de educação, sem possuir um senso crítico, carece de mudanças, principalmente em sua pedagogia. A ausência de tolerância e de competências desenvolvidas pelos discentes são fatores que demonstram a necessidade de um avanço no ensino do Direito nos moldes contemporâneos. Casos concretos recentes, envolvendo a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo e Bahia mostram que a educação jurídica que ainda segue ditames educacionais do passado está atrasada. Além disso, dados da Ordem dos Advogados do Brasil também mostram que o Brasil possui um alto número de advogados e faculdades de Direito. A obra de Paulo Freire e sua educação libertadora, em que o discente é fruto de um processo emancipatório parece ser uma solução, tendo em vista que favorece a relação de entre o corpo discente e docente por meio da tolerância e respeito, sendo esta uma competência necessária para os operadores do Direito. Dessa forma, o objetivo deste artigo é responder à pergunta sobre como favorecer uma educação de qualidade a partir do ato de tolerar por meio de uma pedagogia emancipatória. Conclui-se, por meio de metodologia de pesquisa qualitativa, de método hipotético-dedutivo, e de pesquisa bibliográfica, que a pedagogia libertadora de Paulo Freire é calcada no respeito discente-docente, favorecendo sua tolerância. Além disso, prega-se a necessidade constante do desenvolvimento de competências nos discentes, visto que são essenciais para a manutenção do ensino jurídico pautado no ato de tolerar.

 

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Biografia do Autor

Clara Bonaparte Pedrosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

 

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

PEDROSA, Clara Bonaparte. A pedagogia de Paulo Freire e a tolerância no ensino jurídico. Virtuajus, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 375–385, 2024. DOI: 10.5752/P.1678-3425.2024v9n16p375-385. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/31819. Acesso em: 26 ago. 2025.