Educação sexual nas escolas
direitos e deveres, percepções e vivências
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p337-350Palavras-chave:
Princípios sobre a sexualidade, Percepções pedagógicas, Subjetividade, Experiências escolares, Diversidade sexualResumo
Neste artigo se analisam princípios teóricos sobre a sexualidade, assim como as percepções de estudantes sobre a educação sexual nas escolas. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos que tratam da sexualidade como dimensão constitutiva do sujeito, na esteira de Sigmund Freud, Guacira Lopes Louro, Sérgio Carrara e Helena Altmann. Por meio de abordagem qualitativa, utilizou-se questionário online aplicado a estudantes de instituição pública, a fim de compreender suas experiências escolares acerca da temática da sexualidade, direitos e deveres. Os dados apontam lacunas na formação escolar quanto ao debate sobre diversidade sexual e de gênero, revelando a urgência de práticas pedagógicas inclusivas
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