Educação sexual nas escolas

direitos e deveres, percepções e vivências

Autores

  • Flávia Mariana da Silva de Souza Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. FaE. UEMG. Orientadora Educacional.
  • Laura Cristina Santos Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. FaE. UEMG.
  • Warley Coutinho Simão Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. FaE. UEMG.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p337-350

Palavras-chave:

Princípios sobre a sexualidade, Percepções pedagógicas, Subjetividade, Experiências escolares, Diversidade sexual

Resumo

Neste artigo se analisam princípios teóricos sobre a sexualidade, assim como as percepções de estudantes sobre a educação sexual nas escolas. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos que tratam da sexualidade como dimensão constitutiva do sujeito, na esteira de Sigmund Freud, Guacira Lopes Louro, Sérgio Carrara e Helena Altmann. Por meio de abordagem qualitativa, utilizou-se questionário online aplicado a estudantes de instituição pública, a fim de compreender suas experiências escolares acerca da temática da sexualidade, direitos e deveres. Os dados apontam lacunas na formação escolar quanto ao debate sobre diversidade sexual e de gênero, revelando a urgência de práticas pedagógicas inclusivas

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Referências

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

SOUZA , Flávia Mariana da Silva de; SANTOS, Laura Cristina; SIMÃO, Warley Coutinho. Educação sexual nas escolas: direitos e deveres, percepções e vivências. Virtuajus, Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 337–350, 2025. DOI: 10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p337-350. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/36319. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Discentes e Egressos