Multiculturalismo na atualidade: o direito á cultura e sua expressão nos direitos humanos

  • Ingrid Freire Haas

Resumo

RESUMO

Desde meados do século XX a importância da cultura e da diversidade cultural como dimensão dos direitos humanos vem sendo reconhecida. Este artigo trata-se de uma reflexão sobre a multiculturalidade que deve ser respeitada em cada povo, cada nação.

Será analisada a cultura no processo de desenvolvimento das civilizações, bem como as diferenças étnicas e culturais presentes para demonstrar, de forma objetiva, sua influência histórica na evolução dos povos. Sucessivamente, inserem-se, as gerações dos direitos fundamentais e a evolução histórica da cultura na perspectiva dos direitos humanos, demonstrando um breve panorama sobre a internacionalização dos direitos humanos e a evolução dos direitos e garantias fundamentais, com especial destaque aos direitos culturais. 

Por fim, o Multiculturalismo versus o Universalismo, debate presente no limiar do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Freire Haas

Mestre em Direito Público na Linha de Pesquisa de Direitos Humanos, Processos de Integração e Constitucionalização do Direito Internacional na Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogada. Graduada em Direito pela PUC Minas (2007) e Graduada em Letras pela UFMG (2003). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

Publicado
21-05-2012
Seção
Artigos de Docentes (Nacionais)