O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO NA WEB PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Caroline de Oliveira Ferraz Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá
Palavras-chave: Educação. Acessibilidade. Educação Infantil. Internet. Informação.

Resumo

O presente projeto abordará a problemática da falta acessibilidade da informação voltada para a educação de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e do ensino pré-escolar, além da pouca utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação, da Internet no ensino de educandos nesta fase escolar. Abordando temas que envolvem a acessibilidade de forma geral e a acessibilidade para a educação, como acessibilidade física de pessoas e não apenas educandos a edificações de estabelecimentos de ensino e a acessibilidade a informação analógica de educandos com limitações intelectuais fazem parte da política de Educação Inclusiva adotada por governos e gestores de educação nos últimos anos. Como conclusão, serão demonstradas algumas das possíveis estratégias que poderão tornar a informação disponibilizada na Internet acessíveis ao público alvo do estudo, alunos do ensino básico. Também serão apontadas opções que incentivem a utilização da Internet e de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino básico, bem como o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem o acesso a informação.

Biografia do Autor

Caroline de Oliveira Ferraz, Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Publicado
15-04-2018
Como Citar
Ferraz, C. de O. (2018). O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO NA WEB PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL. @rquivo Brasileiro De Educação, 5(11), 77-93. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p77-93