PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS

  • Débora Fernandes de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG) \ Fundação João Pinheiro (FJP).
Palavras-chave: Profissão Docente. Professores Concursados. Professores Temporários. Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Resumo

Este artigo apresenta o perfil dos professores concursados e temporários do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE-MG). Para traçar esse perfil, foi desenvolvido um estudo de caráter quantitativo com base nos dados do Cadastro de Profissional Escolar do Censo Escolar do INEP de 2015. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil sociodemográfico, a escolaridade e algumas características do trabalho desses docentes e identificar possíveis diferenças entre professores concursados e temporários. Os resultados da pesquisa contribuem para ampliar a compreensão sobre quem são os professores da REE-MG e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que visem a valorização dos docentes e a melhoria da educação no estado.

Biografia do Autor

Débora Fernandes de Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG) \ Fundação João Pinheiro (FJP).
Possui graduação em Letras com licenciatura em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: professores do ensino básico, egressos do Ensino Superior, cursos de licenciatura, e ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Atualmente, trabalha como pesquisadora visitante na Fundação João Pinheiro. É membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) da Faculdade de Educação da UFMG e do Grupo de Pesquisa sobre Evasão Docente (GPED) da Fundação João Pinheiro.
Publicado
15-04-2018
Como Citar
Miranda, D. F. de. (2018). PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS. @rquivo Brasileiro De Educação, 5(11), 94-121. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p94-121