UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA: DIFICULDADE OU FACILIDADE PARA O PROFESSOR?

  • Jaqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari - Univates Lajeado - RS.
  • Amanda Cheirini Ferraz Universidade do Vale do Taquari - Univates Lajeado - RS.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Processos de Ensino e de Aprendizagem. Ensino Superior

Resumo

Tratando-se de novas perspectivas de ensino, pressupomos a fundamentação de práticas pedagógicas apoiadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), uma vez que estas estão em processo de ascensão e tomando espaço entre a sociedade. A partir disso, o presente estudo teve por objetivo investigar quais recursos tecnológicos são utilizados por professores em formação em suaspráticas pedagógicas e quais as dificuldades emergentes desta utilização. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis professores mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS/BRA. A seleção dos sujeitos investigados se deu por região, sendo dois oriundos da região Sul, dois da Norte e o restante da região Nordeste do Brasil. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os dados foram transcritos e analisados por meio da aproximação com a Técnica de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). A partir desta discussão, constatou-se que, mesmo utilizando diferentes recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas, os professores ainda prezam por métodos tradicionais de ensino devido a dificuldades relacionadas à aspectos geracionais e de infraestrutura precária nos ambientes de ensino.

Biografia do Autor

Jaqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates Lajeado - RS.

 Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates)

Amanda Cheirini Ferraz, Universidade do Vale do Taquari - Univates Lajeado - RS.

Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Taquari -

Referências

BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista;, ALEXANDRE, DulcierciSternadt; COUTINHO,Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira. M-Learning e Webquests: novas tecnologias como recurso pedagógico. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v.11, n. 2, p. 57-63, jul./dez. 2006. Disponível em:https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/370/385 Acessoem: 10 nov. 2017.

BIKLEN, SariKnopp; BOGDAN, Robert C. Investigação qualitativa em educação.Portugal: Porto Editora, 1994.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Charles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

GEWEHR, Diógenes. Tecnologias digitais de informação e comunicação

(TDICs) na escola e em ambientes não escolares. 2016. [134 f.]. (Dissertação) – Programa de Pós-Graduação em ensino, Centro Universitário UNIVATES, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1576/1/2016DiogenesGewehr.pdf. Acesso em: 26 mar. 2018.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010. 295 p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí:Editora Unijuí, 2011.

MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.São Paulo: Papirus, 2007a.. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/humanista.pdf. Acesso em: 8 nov. 2017.

MORAN, José Manoel. Desafios na comunicação pessoal: gerenciamento

integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007b. p. 162-166. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/midias_educ.pd. Acesso em: 8 nov. 2017

MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2013a. 174 p.

MORAN, José Manoel. Integrar as tecnologias de forma inovadora.In:MORAN, José Manoel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus: USP, 21. ed. 2013b. p. 36-46. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/utilizar.pdf. Acesso em: 8 nov.2017.

MORAN, José Manoel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm. Acesso em: 28 mar. 2018.

MORAN, José Manoel. Os novos espaços de atuação do professor com as

tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p.13-21, maio/ago. 2004a.

MORAN, José Manoel. Perspectivas (virtuais) para a educação. Mundo Virtual.Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, v. 5, n. 6, p. 31-45, abr. 2004b. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/futuro.pdf. Acesso em: 9 nov. 2017.

MORAN, José Manoel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção: depoimento. [S.l]: Portal do professor do MEC, 06, mar. 2009. Entrevista concedida a Jornal do Professor. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/videos.pdf. Acesso em: 8 nov.2017.

SANTOS, Alex da Silva; SILVA, Jhonatan Júnio da; MOURA, Daniela Alves da Silveira. Tecnologia a favor da educação matemática: geogebra e suas aplicações. SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v.7, n.7, 333-346, dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/146. Acesso em: 10 nov. 2017.

SERRES, Michel. A polegarzinha. São Paulo: Bertrand Brasil. 2013. 96 p.

SERRES, Michel. Novas tecnologias e sociedade pedagógica. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 4, n. 6, p. 129-142, 2000. Disponível em:

http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-

&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2017.

SEMINÁRIO Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A utilização de aplicativos como recurso didático para fixação dos conteúdos de física. Anais IV SENEPT, GT02:2014. Disponível em:

. Acesso em: 10 nov. 2017.

SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital.[S.l.]: Webcompetencias,2004. Disponível em:

http://www.webcompetencias.com/textos/conectivismo.htm. Acesso em: 14 nov.2017.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas, 1987.

ULIANO, Kelly C. Machado Luiz. Tecnologia digital de informação e

comunicação (TDIC) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. 2016. 49 f. (Monografia) - Programa de Especialização em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.

Publicado
06-08-2019
Como Citar
Silva, J. S. da, & Ferraz, A. C. (2019). UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA: DIFICULDADE OU FACILIDADE PARA O PROFESSOR?. @rquivo Brasileiro De Educação, 6(13), 6-22. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n13p6-22