EDUCAÇÃO E RELIGIÃO - A NARRATIVA SAGRADA DE UMA CEGA – O PROJETO DE BÍBLIA PARA CEGOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

  • Amauri Carlos Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Marcos Adriano Lovera Igreja Batista do Barro Preto - Belo Horizonte
  • Stela Maria Fernandes Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Inclusão, Bíblia braile, gênero, memória, identidade

Resumo

A narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa.

Biografia do Autor

Amauri Carlos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Marcos Adriano Lovera, Igreja Batista do Barro Preto - Belo Horizonte

Graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Rio Grande do Sul (Curso Livre) integralizado pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pastor da Igreja Batista do Barro Preto - Belo Horizonte.

Stela Maria Fernandes Marques , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia e ensino de Português e Inglês (ESECS, Portugal). Mestrado em Educação Especial pela Newcastle University, UK. PhD em Educação (Newcastle University, UK, 2006). Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado
18-12-2019
Como Citar
Carlos Ferreira, A., Adriano Lovera, M., & Maria Fernandes Marques , S. (2019). EDUCAÇÃO E RELIGIÃO - A NARRATIVA SAGRADA DE UMA CEGA – O PROJETO DE BÍBLIA PARA CEGOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL . @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 84-104. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104