v. 7 n. 16 (2019): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 7 n. 16 (2019): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Publicado: 2019-12-18

Editorial

Artigos

  • UM MAPEAMENTO QUANTITATIVO DO CAMPO CURRICULAR BRASILEIRO ENTRE 2006-2016

    Márden de Pádua Ribeiro
    4-34
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v8n16p4-34
  • OS CONFLITOS DA REPUBLICANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR ESCOLA NORMAL MUNICIPAL DO SERRO ENTRE 1895 A 1903

    Danilo Arnaldo Briskievicz
    35-65
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p35-65
  • EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O BRINCAR DAS CRIANÇAS

    Rogério Rodrigues
    66-83
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p66-83
  • EDUCAÇÃO E RELIGIÃO - A NARRATIVA SAGRADA DE UMA CEGA – O PROJETO DE BÍBLIA PARA CEGOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

    Amauri Carlos Ferreira, Marcos Adriano Lovera, Stela Maria Fernandes Marques
    84-104
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104
  • SICREDI E O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA: A INFLUÊNCIA DA LÓGICA MERCANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Daniela Oliveira Lopes , Leila Duarte Reis , Maria de Fátima Cóssio , Susana Scherer, Vanessa Silva da Silva
    105-129
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p105-129
  • DURKHEIM, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E ESCOLA SEM PARTIDO

    Marco Antônio Delmondes Kumaira, Teodoro Adriano Costa Zanardi
    130-153
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153
  • POR UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EMANCIPATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS PARA A SUPERAÇÃO DO FEITICHE DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

    Núbia Ketyllen Zeferino
    154-180
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p154-180
  • ARCHAEOLOGY OF SCHOOL PRACTICE IN EDUCATION OF CHILDREN

    Magali dos Reis, Lenise Maria Ortega, Julia Calvo, Mariana Veríssimo
    181-197
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p181-197
  • POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO: ENSINO MÉDIO EM PERSPECTIVA

    Janete Amorim Ribeiro, Wanderson de Sousa Cleres, Wanderley Ruan Gomes Debian
    198-218
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p198-218
  • TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL

    José Heleno Ferreira
    219-239
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239
  • 1850 E 2012, DA EXCLUSÃO AO DIREITO: DOCUMENTOS ANTAGÔNICOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO BRASIL

    Márcio Antônio Silva
    240-256
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p240-256
  • OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES: UMA BREVE DISCUSSÃO

    Bruno Freitas Santos
    257-283
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p257-283
  • A CAPOEIRA ENQUANTO CULTURA E PRÁXIS EDUCATIVA

    Alanson Gonçalves
    284-300
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p284-300
  • LIBRAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE REGULAR DE ENSINO DE UIBAÍ

    Yuri Miguel Macedo, Elna Lacerda Machado Nunes, Silvia Lúcia Lopes Benevides
    301-318
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318
  • SIMÓN RODRÍGUEZ: EDUCAÇÃO E DEPENDÊNCIA EPISTEMOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA. OU INVENTAMOS, OU ERRAMOS

    José Newton Tomazzoni Tavares
    319-343
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p319-343
  • ENSINO, EPIDEMIAS E HISTÓRIA: COMO O ESTUDO HISTÓRICO TENTOU NOS ALERTAR SOBRE O ETERNO RETORNO DOS ACONTECIMENTOS

    Giovanna de Campos Mauro, Sergio Mauro
    344-362
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362
  • O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Ludmila Salomão Venâncio, Jeisiane Cristina Urzedo de Oliveira, Letícia Ribeiro Lopes, Thatiane Santos Ruas
    363-384
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p363-384
  • CURRÍCULO COMO MATERIALIZAÇÃO DE CONCEITOS, IDEOLOGIAS E PROJETOS SOCIETÁRIOS

    Silene Gelmini Araújo Veloso
    385-408
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408