POR UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EMANCIPATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS PARA A SUPERAÇÃO DO FEITICHE DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

  • Núbia Ketyllen Zeferino E.M. Aurélio PIRES
Palavras-chave: Tecnologias digitais, fetiche, educação tecnológica bancária, educação tecnológica emancipatória, Paulo Freire

Resumo

O presente trabalho pretende dialogar e problematizar com a questão da introdução/recepção neutra e acrítica das tecnologias digitais nas salas de aulas, trazendo o aporte freireano para uma análise crítico deste fenômeno cada vez mais crescente nas sociedades contemporâneas. A partir do conceito de tecnologia do filósofo brasileiro, Álvaro Vieira Pinto (1909-1987), temos a desmistificação da tecnologia que se aprofunda com o uso da categoria fetiche de Karl Marx (1818-1893). A problematização estabelecida inicialmente se propõe a humanizar as tecnologias e concebê-las como criação humana que tem seus fins e interesses, sendo que, no contexto escolar, estas têm o potencial para o desenvolvimento de uma educação tecnológica bancária com sujeitos que são apassivados diante do otimismo e entusiasmo ingênuo próprio do fetiche que aliena o ser humano de sua criação. A pesquisa busca, assim, através de um levantamento teórico-bibliográfico, fixar os marcos problemáticos das tecnologias digitais na educação escolarizada, para, em Paulo Freire (1921-1997), trazer uma perspectiva libertadora que permite apontamentos em prol uma educação tecnológica emancipatória de bases dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Ketyllen Zeferino, E.M. Aurélio PIRES

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC (2005-2007). Professora na rede de Educação Municipal de Belo Horizonte. E-mail nkzeferino@gmail.com.

Publicado
09-03-2020
Como Citar
Zeferino, N. K. (2020). POR UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EMANCIPATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS PARA A SUPERAÇÃO DO FEITICHE DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA. @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 154-180. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p154-180