ARCHAEOLOGY OF SCHOOL PRACTICE IN EDUCATION OF CHILDREN

  • Magali dos Reis PUC Minas
  • Lenise Maria Ortega Pontifical Catholic University of Campinas
  • Julia Calvo PUC MINAS
  • Mariana Veríssimo PUC MINAS
Palavras-chave: Arqueologia. Prática escolar. Educação. Formação de professores. Cultura material.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à “Escola de Infância” compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.

Biografia do Autor

Magali dos Reis, PUC Minas
Doutora em Educação e Docente do Programa dePós-Graduação em Educação da PUC Minas
Lenise Maria Ortega, Pontifical Catholic University of Campinas

Master’s in education by Pontifical Catholic University of Campinas. She has Advaced Studies (Doctoral first Step) in Education Sciences by Universidad de Extremadura.

Julia Calvo, PUC MINAS

Doctor in Social Sciences by PUC Minas. Nowadays, she is Adjunct Professor in PUC Minas and researcher at  Israeli Historical Institute of Minas Gerais. 

Mariana Veríssimo, PUC MINAS

Doctor in Philosophy by Université d´Aix-MarseilleI-France and Doctor in Educaçtion: Knowledge and Social Inclusion, by Faculty of Education at UFMG. Adjunct Professor IV (PUC Minas). 

Publicado
09-03-2020
Como Citar
Reis, M. dos, Ortega, L. M., Calvo, J., & Veríssimo, M. (2020). ARCHAEOLOGY OF SCHOOL PRACTICE IN EDUCATION OF CHILDREN. @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 181-197. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p181-197