POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO: Ensino Médio em perspectiva

  • Janete Amorim Ribeiro SEE - Minas Gerais
  • Wanderson de Sousa Cleres Fundação Helena Antipoff (FHA)
  • Wanderley Ruan Gomes Debian UEMG Ibirité
Palavras-chave: Políticas públicas. ENEM. Currículo.

Resumo

O Ensino Médio é um alvo constante de disputas em decorrência de ser um espaço de formação de jovens e de ser também um grande gargalo da educação básica que se traduz em indicadores sociais de negação de direito. O objetivo do presente artigo é demonstrar os impactos e os desdobramentos das políticas públicas na formação de jovens em especial no ensino médio, em acordo com o capital. As políticas públicas implementadas vêm intensificando a exploração e a precarização na formação dos jovens, criando uma dualidade entre a educação pública e rede privada aumentando a desigualdade social, gerando desesperança para as classes populares. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica na seleção de fontes identificou-se o livro de série histórica da educação de Minas Gerais e reportagens de jornal de circulação. Como resultado principal, constatou-se que existe uma política deliberada em aniquilar o setor público, reiterando práticas autoritárias seletivas e excludentes que desqualifica a escola pública como ineficiente e a rede privada como eficiente. E esta política é reiterada de maneira sistemática pelos currículos e avaliações externas, como ENEM, criando um ranking entre as escolas, se fundamentando numa formação marcada pela precarização do capital, reduzindo as possibilidades de uma educação transformadora.

Biografia do Autor

Janete Amorim Ribeiro, SEE - Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2018) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2017). Especialista de Educação Básica - EEB, em Escola Estadual de MG, e coordenadora de turmas do Tempo Integral. 

Wanderson de Sousa Cleres, Fundação Helena Antipoff (FHA)

Mestre em Educação (2016), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), pós-graduado em História Moderna e Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica - MG (1998), graduado em História (1995) e Diretor de educação básica na Fundação Helena Antipoff (FHA)-MG. 

Wanderley Ruan Gomes Debian, UEMG Ibirité

Graduando em pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), bolsista do grupo de pesquisa Carlos Mariátegui, diretor do diretório Acadêmico da UEMG Ibirité.

Publicado
09-03-2020
Como Citar
Ribeiro, J. A., Cleres, W. de S., & Debian, W. R. G. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO: Ensino Médio em perspectiva. @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 198 - 218. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p198 - 218