A CAPOEIRA ENQUANTO CULTURA E PRÁXIS EDUCATIVA

  • Alanson Gonçalves Instituto Cultural Minas Bahia de Capoeira - ICMBC
Palavras-chave: Capoeira. Educação. Cultura. Práxis Educativa.

Resumo

Este artigo, realiza uma análise da Capoeira como Cultura e Práxis Educativa, a partir de quatro elementos, tomados como fundantes na capoeira que são: corporeidade, musicalidade, ritualidade e ancestralidade. Tomando estes quatro elementos fundantes como instâncias formativas e fonte de conhecimento, é realizado uma analise de como eles são transmitidos aos capoeiristas mais novos, a partir de um estudo comparado entre os estilos de capoeira Angola e Regional. Dito isso, percebemos a riqueza dos saberes e processos de aprendizagens, que estão por traz e se fazem necessários na formação do capoeirista para construção de sua identidade e sua formação enquanto Ser no mundo. Reconhecendo assim, as características fundamentais da capoeira, enquanto cultura e práxis educativas, contribuindo com a discussão entorno da cultura afro-brasileira, da Educação e do Patrimônio Cultural.

Publicado
20-06-2020
Como Citar
Gonçalves, A. (2020). A CAPOEIRA ENQUANTO CULTURA E PRÁXIS EDUCATIVA. @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 284 - 300. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n15p284 - 300