LIBRAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE REGULAR DE ENSINO DE UIBAÍ

  • Yuri Miguel Macedo Universidade Federal do Sul da Bahia - Universidade Federal do Espirito Santo https://orcid.org/0000-0003-0926-6553
  • Elna Lacerda Machado Nunes Universidade do Estado da Bahia
  • Silvia Lúcia Lopes Benevides Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Libras, Políticas Publicas, Currículo

Resumo

A finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-06-2020
Como Citar
Macedo, Y. M., Nunes, E. L. M., & Benevides , S. L. L. (2020). LIBRAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE REGULAR DE ENSINO DE UIBAÍ. @rquivo Brasileiro De Educação, 7(16), 301-318. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318