A MODERNIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS A PARTIR DO GRUPO ESCOLAR DR. JOÃO PINHEIRO, NO SERRO/MG (1908-1918)

Palavras-chave: História da educação, Grupo escolar, Caixa escolar, Instrução pública, Ensino primário

Resumo

Investiga-se o contexto de criação dos grupos escolares em Minas Gerais em seus aspectos legislativos, políticos e sociais. De modo particular, apresenta-se como estudo de caso a inauguração do Grupo Escolar Dr. João Pinheiro e o funcionamento desta escola de instrução pública primária nos seus dez primeiros anos. Explicam-se a modernização e o progresso como ideologias educacionais republicanos e os desafios inerentes à instrução pública, em especial, a pobreza dos meninos e meninas que motivaram a criação da Caixa Escolar. Avalia-se a partir de gráficos estatísticos o cotidiano das matrículas, o cotidiano escolar de alunos e professores, o funcionamento geral da instituição. A metodologia bibliográfica nos levou aos arquivos da escola, aos arquivos da Câmara e aos livros especializados para chegarmos a uma visão geral do contexto estudado. Busca como resultado da pesquisa o detalhamento da instituição e desmascaramento dos conflitos locais que revelam muito sobre o republicanismo brasileiro e suas interfaces com a educação.

Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, IFMG

Doutor em Educação, mestre em Filosofia, especialista em Temas Filosóficos, licenciado em Filosofia e Pedagogia. Professor de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Publicou os livros Poder e violência em Hannah Arendt (2017), A arte da crônica e suas anotações (2017),  Comarca do Serro do Frio: história da educação entre os séculos XVIII e XX (2020) e Hannah Arendt: educação e política (2020); organizou O novelo da educação: textos para desatar nós (2019) e, com Rejane Steidel, O novo ensino médio: desafios e perspectivas (2018). 

Publicado
03-11-2020
Como Citar
Briskievicz, D. A. (2020). A MODERNIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS A PARTIR DO GRUPO ESCOLAR DR. JOÃO PINHEIRO, NO SERRO/MG (1908-1918). @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 405 - 433. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p19 - 47