v. 8 n. 17 (2020): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 8 n. 17 (2020): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Publicado: 2020-11-03

Editorial

Apresentação: Dossiê

Pacto Educativo Global

  • PEDAGOGIA ECO-ANCESTRAL: CAMINHOS PARA (R)EXISTÊNCIA DE INFÂNCIAS NEGRAS

    Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Kiusam Regina de Oliveira
    10-26
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p10-26
  • AS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS CONTRA O RACISMO E A FORMAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENCONTRO ENTRE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E EDUCAÇÃO

    Marcus Vinícius Hypólito Alves
    27-48
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p27-48
  • MULHERES NEGRAS: BARREIRAS RACIAIS E ASCENSÃO SOCIAL NAS TRAJETÓRIAS DE DIRETORAS

    Aleida Cardoso Corrêa, Tânia Cruz
    49-79
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p49-79
  • SER NEGRO NO MARAJÓ: NOTAS SOBRE IDENTIDADE E RACISMO NA AMAZÔNIA PARAENSE

    Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães
    80-106
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p80-106
  • LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Leida Corrêa da Silva, Patrícia Gonçalves de Jesus, Cristiane Maria Ribeiro
    107-136
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p107-136
  • AFRODESCENDÊNCIA E AFRICANIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR MATEUS RUFINO, TERESINA/PI.

    Tiago Souza de Jesus, Cleber Santos Vieira
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p137-154
  • ENFRENTANDO O RACISMO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

    Isabela Rodrigues Ligeiro, José Eustáquio de Brito
    155-183
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p155-183
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Maria da Conceição Gemaque de Matos
    184-210
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p184-210
  • RACISMO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: A VISÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO PAULO

    Neide Cristina da Silva
    211-238
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238
  • RECONFIGURAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: REFLEXÕES A PARTIR DAS RELAÇÕES RACIAIS E DO ENSINO DE GEOGRAFIA

    Tiago Dionisio
    239-270
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p239-270
  • EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DA SERRA-ES: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE 2008

    Franciele Teixeira da Silva Polez, Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
    271-293
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p271-293
  • ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS KIUSAM DE OLIVEIRA E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Samir Ahmad dos Santos Mustapha, Renata Takllan Rogow Leung
    294-321
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321
  • O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Danielle Pereira de Araújo, Marcos Antônio Batista da Silva
    322-351
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351
  • BLACK POWER: UM PROJETO EMANCIPATÓRIO E ANTIRRACISTA NA FACELI

    Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Yuri Miguel Macedo
    352-362
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p352-362
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RACISMO E EDUCAÇÃO: LEI N° 10.639/2003 E SUAS DIRETRIZES

    Cristiane Miranda de Oliveira, Maria de Fátima Hanaque Campos
    363-383
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p363-383

Artigos

  • HISTÓRIA, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ESCRAVIDÃO EM MARIA FIRMINA DOS REIS

    Cleidiane Oliveira, Martha Rebelatto
    384-404
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p384-404
  • A MODERNIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS A PARTIR DO GRUPO ESCOLAR DR. JOÃO PINHEIRO, NO SERRO/MG (1908-1918)

    Danilo Arnaldo Briskievicz
    405-433
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p405-433
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO INFÂNCIA E TRABALHO - NOVAS ALTERNATIVAS DE ATUAÇÃO (2019), PORTO SEGURO – BA

    Danielle Araujo, Débora Caraúna da Motta Ribeiro , Pétala Grecov Silva, Altemar Felberg
    434-464
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p434-464
  • ECA 30 ANOS: DIREITO À EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

    Thaís Pimenta Guimarães, Laís Pimenta Guimarães
    465-485
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p465-485
  • SALÁRIO-EDUCAÇÃO: UM MECANISMO DE FINANCIAMENTO

    Carlos Roberto Jamil Cury, Genuíno Bordignon
    486-525
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p486-525