GRANJINHAS ESCOLARES: IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS HISTÓRICAS DE PERCEPÇÕES SOBRE INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ (MG)

  • Paula Dantas de Oliveira Pelizer UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Camila Jardim de Meira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Guilherme Henrique Gonçalves Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité)
  • Elenice de Fátima Coelho Rabelo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité)
Palavras-chave: Granjinhas Escolares; Helena Antipoff; Inquérito de Ideais e Interesses; Ibirité

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre mudanças históricas das percepções sobre a Infância no município de Ibirité - MG, por meio da aplicação do “Inquérito de Ideais e Interesses”, proposto por Helena Antipoff no ano de 1929, em crianças de 10 anos que participaram do Projeto Granjinhas Escolares em parceria com os profissionais da Escola Estadual Sandoval de Azevedo – Fundação Helena Antipoff, no ano de 2019. O projeto de pesquisa considera a apropriação de fundamentos educacionais das Granjinhas Escolares dos anos de 1957 a 1974, utilizadas por Helena Antipoff e seus colaboradores, em uma perspectiva de formação integral de professores rurais. A aplicação do Inquérito teve o intuito inicial de compreender as crianças e seus anseios para proposição de práticas mais significativas, entretanto, o instrumento revelou diferentes formas de percepções acerca das infâncias vividas no contexto investigado. Dados da pesquisa revelam aproximações e distanciamentos entre as percepções das crianças mineiras ouvidas na década de 1934 e no ano de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Dantas de Oliveira Pelizer, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga pelo Centro Universitário Newton Paiva, e graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité)

Camila Jardim de Meira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG), mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: camilajardimdemeira@gmail.com

Guilherme Henrique Gonçalves Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité)

Graduado em Educação Física e graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité).

Elenice de Fátima Coelho Rabelo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité).

Publicado
15-04-2021
Como Citar
Pelizer, P. D. de O., Meira, C. J. de, Ferreira, G. H. G., & Rabelo, E. de F. C. (2021). GRANJINHAS ESCOLARES: IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS HISTÓRICAS DE PERCEPÇÕES SOBRE INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ (MG). @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 19-38. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p19-38