v. 9 n. 18 (2021): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 9 n. 18 (2021): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Publicado: 2021-04-13

Edição completa

Editorial

Artigos

  • GRUPO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (GEAB) reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais

    Daniel Péricles Arruda
    3-18
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p3-18
  • GRANJINHAS ESCOLARES identificação de mudanças históricas de percepções sobre infância no município de Ibirité (MG)

    Paula Dantas de Oliveira Pelizer, Camila Jardim de Meira, Guilherme Henrique Gonçalves Ferreira, Elenice de Fátima Coelho Rabelo
    19-38
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p19-38
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE MUROS E O IMPEDIMENTO DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO

    Rogério Rodrigues
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p39-55
  • CHILD LABOUR IN WESTERN ODISHA & CASE STUDIES

    Dr Samir Kumar Nanda
    56-79
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p56-79
  • A DIMENSÃO POLÍTICA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ

    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
    80-99
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p80-99
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA questões candentes

    Susana Scherer
    100-124
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124

Paulo Freire: utopia e práxis

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

    Fernanda Quatorze Voltas Saul , Sheilla Brasileiro
    125-129
  • EDITORIAL

    Fernanda Quatorze Voltas Saul
    130-131
  • O MENINO NA SOMBRA DA MANGUEIRA raízes e frutos da obra freiriana

    Mariateresa Muraca, Paolo Vittoria
    132-144
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p132-144
  • As LUTAS POR DEMOCRACIA NO ANO DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE a concretização do inédito-viável

    Leandro Capella
    145-170
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p145-170
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE

    Paulo Roberto da Silva Leal, Adriana Maria Simião da Silva
    171-190
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190
  • A PEDAGOGIA FREIRIANA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

    Valdirene Eliane Bailon de Souza, Nádia Marota Minó, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
    191-208
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p191-208
  • APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE PAULO FREIRE E ADOLFO SÁNCHEZ VÁZQUEZ a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica

    Samuel de Oliveira Rodrigues, Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos
    209-226
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226
  • TENSIONAMENTOS CRIATIVOS E EVOCAÇÃO uma reflexão sobre o impacto da obra de Paulo Freire no campo dos estudos de paz e conflito

    Luís Fernando Bravo de Barros
    227-269
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p227-269
  • ENCONTROS EDUCATIVOS ENTRE A DANÇA, O ENSINO DA DANÇA E PAULO FREIRE

    Camila Moura Cardilo, Cirlene Cristina de Sousa
    270-288
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p270-288
  • NARRATIVAS AUTO(MITO)POIÉTICAS DE UMA PROFESSORA SOBRE A EDUCAÇÃO, A CORPOREIDADE E O LAZER EM DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

    Vania de Fatima Noronha Alves
    289-309
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309
  • EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE professora ou estudante?

    Beatriz Pereira, Renato Sarti
    310-326
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p310-326
  • INTERVENÇÕES EPISTÊMICAS SOBRE A BÁRBARIE E A RETÓRICA DO ÓDIO CONTRA PAULO FREIRE

    Maéve Melo dos Santos, Cosme Batista dos Santos
    327-353
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353
  • A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIRIANA práticas ressignificadas

    Shirlei Barros Canto, Cláudia Hernandez Barreiros Sonco, Helena Maria Alves Moreira
    354-375
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p354-375
  • A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE FREIRE NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR dimensões política e prática docente

    Adriana Pereira Silva
    376-396
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p376-396