RECONFIGURAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: REFLEXÕES A PARTIR DAS RELAÇÕES RACIAIS E DO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Tiago Dionisio UFRRJ
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores; Relações Étnico-raciais; Ensino de Geografia; Programa “Nova EJA”; Material didático.

Resumo

O racismo é um problema estrutural e seu combate passa, obrigatoriamente, e também, pela intervenção educativa. Daí a importância de refletirmos como o tema é tratado no sistema escolar, uma vez que acreditamos que este seja capaz de contribuir para a transformação do imaginário, dos valores, das culturas e das condutas. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações raciais, mais especificamente como se dá a representatividade da população negra no referido material, uma vez que o segmento negro da sociedade brasileira é a maioria nos bancos escolares na EJA. A partir das análises sobre as imagens e conteúdosdos cadernos dos estudantes, chegamos aos seguintes resultados: o material ofertado pelo Programa “Nova EJA”, que se propõe inovador com vista a combater a defasagem entre idade/série e evasão escolar, precisa trazer em seu cerne uma nova concepção educacional em que a população negra se veja representada positivamente e, assim, incluída no sistema escolar, visto que a representação da população negra está negligenciada, estigmatiza e estereotipada, reforçando, assim, o racismo institucional no espaço escolar e colaborando para práticas pedagógicas racistas.

Biografia do Autor

Tiago Dionisio, UFRRJ
Graduado em Geografia pela UFF. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ). Professor da Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) desde 2009, mas atualmente trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC-RJ). E-mail para contato com autor:   tiago_dionisio@hotmail.com.br
Publicado
30-11-2020
Como Citar
Dionisio, T. (2020). RECONFIGURAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: REFLEXÕES A PARTIR DAS RELAÇÕES RACIAIS E DO ENSINO DE GEOGRAFIA. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 239-270. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p239-270
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier