ENFRENTANDO O RACISMO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

  • Isabela Rodrigues Ligeiro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • José Eustáquio de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Práticas Pedagógicas. Racismo.

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada entre 2018 e 2019, que objetivou compreender como aulas e atividades propostas por professores de sociologia do ensino médio têm contribuído para o desenvolvimento de uma educação das relações étnico-raciais tendo por intenção a implementação a Lei 10639/03. Os sujeitos da pesquisa são professores de sociologia em atividade na capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre a temática em que se destaca o debate sobre a relação histórica da sociologia com as questões raciais no Brasil e o processo de conquista e implementação da Lei 10639/03. Pesquisa qualitativa, com dados obtidos a partir da aplicação de questionário e entrevistas, que revelaram diversas possibilidades para um ensino de sociologia comprometido com a abordagem crítica das relações étnico-raciais. Possibilitaram também a compreensão de como essas práticas têm contribuído para o campo da educação das relações étnico-raciais e os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação antirracista.

Biografia do Autor

Isabela Rodrigues Ligeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG. Mestra em Educação pela UEMG. Professora de Sociologia e Supervisora Escolar.

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Filosofia, mestre e doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador  vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da UEMG

Publicado
30-11-2020
Como Citar
Ligeiro, I. R., & Brito, J. E. de. (2020). ENFRENTANDO O RACISMO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 155-183. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p155-183
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier