EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DA SERRA-ES: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE 2008

  • Franciele Teixeira da Silva Polez IFES
  • Joelma dos Santos Rocha Trancoso IFES
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira UFES
Palavras-chave: Orientações Curriculares. Lei nº 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-raciais. Educação Infantil. Anos Iniciais.

Resumo

Este trabalho analisa as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Serra – ES, a fim de investigar se o documento em vigência contempla a lei federal nº 10.639/2003 e ações para a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no currículo escolar da rede municipal de ensino. Tendo em vista a luta do Movimento Negro, o currículo como espaço de poder e os debates atuais sobre a negritude, compreendemos a importância desta reflexão para a valorização da diversidade étnico-racial e combate ao racismo no ambiente escolar. O trabalho utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com o emprego da técnica de pesquisa documental (Gil, 2010) sobre as Orientações Curriculares (OC) de Serra-ES, construídas em 2008 e ainda vigentes. Com os resultados da análise, consideraremos a necessidade de revisão do documento orientador, para que o trabalho da questão étnico-racial na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental seja efetivado.

Biografia do Autor

Franciele Teixeira da Silva Polez, IFES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Professora estatutária no município da Serra/ES desde 2016, onde atualmente é assessora pedagógica da pasta Étnico-racial na Secretaria Municipal de Educação -Sedu/Serra. Tem interesse pelas temáticas relacionadas a Educação das Relações Étnico-raciais- ERER e Gênero

Joelma dos Santos Rocha Trancoso, IFES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Professora estatutária no município da Serra/ES desde 2013, onde atualmente é gestora da pasta Étnico-racial na Secretaria Municipal de Educação -Sedu/Serra. Tem interesse pelas temáticas relacionadas a Educação das Relações Étnico-raciais- ERER, a Educação de Jovens e Adultos-EJA e a Educação Matemática

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, UFES

Graduado em História pela UFES, Mestre em  Educação Pela UFES, Doutor em Educação pela UFBA, Professor do Departamento de Educação Política e Sociedade do Centro de Educação da UFES. Professor do Programa de Pós-Graduação  Mestrado Profissional da UFES - PPGMPE. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências de Matemática do IFES- EDUCIMAT

Publicado
30-11-2020
Como Citar
Polez, F. T. da S., Trancoso, J. dos S. R., & Oliveira, E. A. M. (2020). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DA SERRA-ES: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE 2008. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 271-293. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p271-293
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier