EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Maria da Conceição Gemaque de Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Palavras-chave: : Ensino de Ciências. Relações étnico-raciais. Formação de professores. Processo formativo. Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado que tinha como objetivo analisar em que termos um processo formativo de professores de Ciências, contribuiu para sua constituição como professor reflexivo na abordagem da temática das relações étnico-raciais. Nesta produção, apresenta-se os resultados da aplicação de um questionário a quatro professores de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão das Neves, localizado no município de Oeiras do Pará e do processo formativo realizado com os mesmos docentes, balizados sobre a temática das relações étnico-raciais na área de Ciências da Natureza. A pesquisa revelou que os professores de Ciências desconheciam a legislação vigente, contudo, a formação realizada com os docentes, corroborou na ampliação dos conhecimentos sobre a temática das relações raciais, assim como os possíveis entrelaces que podem serem realizados nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Além disso, por meio dos relatos dos professores, identificou-se o quanto foi oportuno para a realização do processo formativo, pois puderam ter acesso aos conhecimentos mínimos sobre a Lei N. 10.639/2003.

Biografia do Autor

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015), Especialização em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental (UFPA/2016) e Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2018). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo  GERA-NEAB/UFPA). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em  Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em  Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Atuou como professor externo da Faculdade de Ciências Naturais (UFPA/Campus Universitário Tocantins-Cametá). Foi Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPA/Campus Tocantins-Cametá). Têm experiência na áre  de Educação com ênfase nos  seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências; Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

Maria da Conceição Gemaque de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1977), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor substituto da Universidade Estadual do Pará, professor orientador - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e professora colaboradora -Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física (Mecânica, Hidrologia, Termologia Ondulatória, Óptica, Eletricidade e Magnetismo, Física Moderna), Na área ensino e formação de professores de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, reformas educativas, currículo, educação tecnológica, formação de professores, educação em ciências e currículo, educação e tecnologias

Publicado
30-11-2020
Como Citar
Oliveira Júnior, W. B. de, & Matos, M. da C. G. de. (2020). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 184-210. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p184-210
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier