MULHERES NEGRAS: BARREIRAS RACIAIS E ASCENSÃO SOCIAL NAS TRAJETÓRIAS DE DIRETORAS

  • Aleida Cardoso Corrêa Prefeitura Municipal de Tubarão SC
  • Tânia Cruz Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Palavras-chave: Mulheres negras, Feminismo Interseccional, Raça, Relações de gênero Direção da escola, Educação básica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a trajetória de mulheres negras de professoras a diretoras nas escolas de educação básica de Tubarão/SC em sua dinâmica das relações sociais de gênero, raça e classe. Como objetivos específicos buscou: conhecer o percurso e o enfrentamento de mulheres negras dentro dos espaços de sociabilidade na escola e fora dela; investigar a trajetória acadêmica e profissional de diretoras negras na construção de suas identidades; analisar o processo de ascensão social da professora negra para cargos de direção na escola como um espaço de liderança e lugar de resistência nas relações de raça, gênero e classe. Pautou-se pelo materialismo histórico e dialético propostos por Thompson (1981) e Frigotto (1999); e os autores Thompson (1992) Guimarães (2003) Davis (2011;2016) bell hooks (1995;2019), Carneiro (2003a;2003b), Gonzalez (1982ª;1982b;1985) e Gomes (2005). Como metodologia se utilizou a história de vida relacionada à trajetória de ascensão a partir de entrevistas com diretoras negras. Entre os resultados destacam-se a discriminação racial vivenciada no decurso de suas vidas e no espaço escolar, em contrapartida a uma forte autoestima e autoexigência como fios condutores e à visão da educação como espaço de mudança para mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleida Cardoso Corrêa, Prefeitura Municipal de Tubarão SC

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE Universidade do SUL de Santa Catarina – PPGE.

Tânia Cruz, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professora Doutora em Educação pela USP/SP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Publicado
30-11-2020
Como Citar
Corrêa, A. C., & Cruz, T. (2020). MULHERES NEGRAS: BARREIRAS RACIAIS E ASCENSÃO SOCIAL NAS TRAJETÓRIAS DE DIRETORAS. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 49-79. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p49-79
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier