MULHERES NEGRAS: BARREIRAS RACIAIS E ASCENSÃO SOCIAL NAS TRAJETÓRIAS DE DIRETORAS

  • Aleia Cardoso Corrêa Prefeitura Municipal de Tubarão SC
  • Tânia Cruz Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Palavras-chave: Mulheres negras, Feminismo Interseccional, Raça, Relações de gênero Direção da escola, Educação básica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a trajetória de mulheres negras de professoras a diretoras nas escolas de educação básica de Tubarão/SC em sua dinâmica das relações sociais de gênero, raça e classe. Como objetivos específicos buscou: conhecer o percurso e o enfrentamento de mulheres negras dentro dos espaços de sociabilidade na escola e fora dela; investigar a trajetória acadêmica e profissional de diretoras negras na construção de suas identidades; analisar o processo de ascensão social da professora negra para cargos de direção na escola como um espaço de liderança e lugar de resistência nas relações de raça, gênero e classe. Pautou-se pelo materialismo histórico e dialético propostos por Thompson (1981) e Frigotto (1999); e os autores Thompson (1992) Guimarães (2003) Davis (2011;2016) bell hooks (1995;2019), Carneiro (2003a;2003b), Gonzalez (1982ª;1982b;1985) e Gomes (2005). Como metodologia se utilizou a história de vida relacionada à trajetória de ascensão a partir de entrevistas com diretoras negras. Entre os resultados destacam-se a discriminação racial vivenciada no decurso de suas vidas e no espaço escolar, em contrapartida a uma forte autoestima e autoexigência como fios condutores e à visão da educação como espaço de mudança para mulheres negras.

Biografia do Autor

Aleia Cardoso Corrêa, Prefeitura Municipal de Tubarão SC

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE Universidade do SUL de Santa Catarina – PPGE.

Tânia Cruz, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professora Doutora em Educação pela USP/SP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Publicado
30-11-2020
Como Citar
Corrêa, A. C., & Cruz, T. (2020). MULHERES NEGRAS: BARREIRAS RACIAIS E ASCENSÃO SOCIAL NAS TRAJETÓRIAS DE DIRETORAS. @rquivo Brasileiro De Educação, 8(17), 49-79. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p49-79
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier