A PEDAGOGIA FREIRIANA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

Palavras-chave: Pedagogia freiriana; Educação popular; Negacionismo.

Resumo

Neste artigo, visamos refletir sobre a Pedagogia Freiriana, no que diz respeito à abordagem da Educação Popular em espaços distintos, sobretudo em tempos de negacionismo. A Educação Popular, tão enfatizada na literatura de Freire, sempre esteve pautada no caráter social e político, em defesa da parte excluída e oprimida da sociedade. Assim, para a realização do presente estudo, fizemos, inicialmente, um levantamento bibliográfico das obras de Paulo Freire, a fim de evidenciar a importância de seu legado, que sempre foi baseado no princípio da coletividade, ao demonstrar preocupação com todos(as). Percebemos que tal premissa está em inconsonância com o atual sistema no poder, que por sua vez é movido por interesses próprios, desdenhando os pensamentos de esquerda e ditos como comunistas. Desse modo, com a intenção de oferecer autonomia e capacidade crítica aos sujeitos, recomendamos uma compreensão ético-política para assumirmos nossa responsabilidade para/com o “outro”, diante da necessidade de pensarmos o nosso tempo, planejarmos o futuro e construirmos o inédito viável, conforme defendido por Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV – Viçosa/MG. Integrante dos grupos de pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação(GEPPFOR), do DPE / UFV. 

Nádia Marota Minó, Universidade Federal de Viçosa

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ; Mestre e Doutora na linha de Pesquisa Família, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social, pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Doméstica da UFV.  Pesquisadora vinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), do Departamento de educação da UFV.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR) na UFV - Viçosa/MG - Brasil.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Souza, V. E. B. de, Minó, N. M., & Mello, R. M. A. V. de. (2021). A PEDAGOGIA FREIRIANA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE NEGACIONISMO. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 191-208. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p191-208
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier