A INFLUÊNCIADO PENSAMENTO DE FREIRE NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: DIMENSÕES POLÍTICA E PRÁTICA DOCENTE

  • Adriana Pereira Silva UFSCAR
Palavras-chave: Currículo. Práxis docente. Pensamento freiriano. EJA.

Resumo

Esse estudo que tem como tema o currículo, reconhecido enquanto objeto de construção social situado na dimensão política e práxis docente, objetiva evidenciar a influência do pensamento freiriano nessa composição educacional. Além disso, observa uma experiência política de EJA, tratada na ordem do direito que ressignifica a vida. A metodologia está sustentada em uma pesquisa qualitativa, organizada em um estudo bibliográfico e de documentos, em que uma experiência municipal é analisada, na região do ABCDMRR Paulista. a investigação está referendada nas análises teóricas da concepção de educação crítico-libertadora. Os resultados do estudo bibliográfico revelaram que currículo é uma produção social, se efetiva em dimensões, sofre disputas e que a constituição de um currículo pautado no pensamento freiriano aborda categoriais fundantes, como “ser mais”, “pensar certo”, “situações limites” para transformação social. Essas análises se confirmam nos documentos da experiência em observação e elucidam que o desenvolvimento desse currículo é processual e demanda interlocução nas suas diferentes dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pereira Silva, UFSCAR

Doutorada em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1998). Atuou como Professora universitária de pós-graduação, pela UNICASTELO, no curso "Formação de Professores". Participou em Santo André do movimento social MOVA como assistente pedagógica. Exerceu durante o período de 2009 à 2016 a gestão pública de políticas de EJA e Educação Profissional no cargo de chefe de divisão da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Cultura, Alfabetização, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Silva, A. P. (2021). A INFLUÊNCIADO PENSAMENTO DE FREIRE NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: DIMENSÕES POLÍTICA E PRÁTICA DOCENTE. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 376-396. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p376-396
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier