A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE

  • Paulo Roberto da Silva Leal Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Adriana Maria Simião da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
Palavras-chave: Capitalismo. Educação. Escola.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito abordar a concepção do filósofo-educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire) sobre a educação escolar. Consideramos que o legado freireano possui elevada pertinência por sua originalidade e radicalidade, pois no quadro das teorias educacionais, destaca-se como paradigma ético- político-pedagógico contra hegemônico. Do início ao fim de sua produção educacional, Paulo Freire dedicou-se à crítica do que denominou educação bancária, como também, cunhou e defendeu como alternativa o que chamou de educação libertadora. Estas duas concepções divergentes em finalidades e métodos, expressam no seu entendimento, visões de mundo antagônicas. Uma a serviço da classe dominante e a outra à classe dominada. Sabe-se que o aparelho escolar, no contexto da dominação de classe capitalista é responsável sobretudo pela preservação da ordem social através da reprodução da lógica de opressão sobre as classes oprimidas. Neste sentido é fundamental compreendermos como uma perspectiva da prática educativa escolar, radicalmente contrária a este modo de sociabilidade humana, pode contribuir para a transformação deste sistema, já que universalmente e sistematicamente não pode ser adotada no âmbito escolar pelo seu caráter cultural e politicamente revolucionário. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tenciona mostrar a existência de uma perspectiva humanista-libertadora de educação escolar presente na literatura educacional de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Silva Leal, Universidade Regional do Cariri (URCA)
Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Localizada na cidade do Crato, Ceará. Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca).  Estudante do curso de Gestão Escolar pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Participante do Grupo de estudo: Café com Freire.
Adriana Maria Simião da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Associada da Universidade Regional do Cariri (URCA), Departamento de Ciências Sociais.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Leal, P. R. da S., & Silva, A. M. S. da. (2021). A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 171-190. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier