O MENINO NA SOMBRA DA MANGUEIRA. RAÍZES E FRUTOS DA OBRA FREIRIANA

  • Mariateresa Muraca
  • Paolo Vittoria
Palavras-chave: Paulo Freire, educação crítica, alfabetização-conscientização, práxis decolonial, movimentos sociais

Resumo

O artigo é articulado em quatro sessões e percorre com estilo narrativo a trajetória de vida, teórica e política de Paulo Freire. A primeira parte debruça no percurso de criação do método de conscientização-alfabetização, explorando suas raízes existenciais e sociais e seus impactos contraditórios no Brasil e no mundo. A segunda sessão analisa as reinvenções da perspectiva freiriana à luz do encontro com outros contextos e intelectuais, detendo-se especialmente na contribuição de Freire ao processo de descolonização das ex-colônias portuguesas na África. A terceira sessão foca em alguns aspectos fundantes da perspectiva freiriana, como a centralidade do diálogo, a elaboração da teoria a partir de uma reflexão crítica sobre a prática, a reciprocidade do processo de aprendizagem entre educador e educando. Finalmente o artigo considera alguns dos principais desafios da atualidade, argumentado o papel dos movimentos sociais como reinventores da pedagogia freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariateresa Muraca

Possui graduação em Scienze della Professionalità Educativa - Università degli Studi di Perugia (2007), mestrado em Educazione permanente - Università di Bologna (2010), doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Scienze dell'Educazione e della Formazione Continua - Università di Verona (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, movimentos sociais, educação dos adultos, pensamento decolonial latinoamericano, teorias feministas, metodologias de pesquisa críticas e dialógicas.

Paolo Vittoria

Desde 2017 Professor de Pedagogia da Università Federico II di Napoli - Itália. Departamento de Estudos Humanisticos. De 2011 até 2017 Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação e no Departamento de Fundamentos da Educação. Licenciado em Letras - Università degli Studi di Napoli Federico II UNINA (2002), Doutorado em Pedagogia da Formação - Università degli Studi di Napoli Federico II - UNINA - (2008); Pós-Doutorado em Políticas da Educação - Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio de Janeiro (2010) apoio bolsa FAPERJ. Adjunct Professor da Catedra Interdisciplinar UNESCO em Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz. Professor Visitante na Universitatia Lucian Blaga de Sibiu (Romênia) "Departamentul pentru Pregatirea Personalului Didactic". Anglia Ruskin University (Chelmsford - London), Universidad de Santiago del Chile.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Muraca, M., & Vittoria , P. (2021). O MENINO NA SOMBRA DA MANGUEIRA. RAÍZES E FRUTOS DA OBRA FREIRIANA. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 132-144. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p132-144
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier