POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NAS PRODUÇÕES DA ANPED

  • Raquel Amorim dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Política curricular. Relações raciais. ANPED.

Resumo

O estudo apresenta análise de artigos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico- Raciais (GT-21), cuja produção científica está localizada na área da Educação e Relações Raciais, com ênfase na educação dos afro-brasileiros. Especificamente neste trabalho, deter-nos-emos ao levantamento das produções encontradas nos Anais das Reuniões Anuais da ANPED (25ª a 34ª), relativas ao período de 2000 a 2011, as quais apresentam como ênfase temática em seu conjunto de textos: a política educacional, a política curricular, as políticas de ações afirmativas, o Movimento Negro e a Lei nº 10.639/2003. Utilizamos a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Na metodologia, seguimos a tendência para estudos de análise de Estado da Arte (MÜLLER, 2015) na área da Política Curricular e Relações Raciais. É importante salientar que, nos limites do presente texto, optou-se pela análise do dialogismo discursivo (BAKHTIN, 2003, 2010). Bakhtin (2003) aponta que o dialogismo se mostra nas muitas vozes criando e recriando sentidos e significados às palavras ditas e às não ditas entre locutor e interlocutor. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.

Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Pesquisadora do Grupo de Trabalho Populações Tradicionais, Etnicidade, Territorialidade e Política (UFPA/Campus Universitário de Bragança). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores, Política Educacional, Educação Básica e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas:Relações Étnico-Raciais, Política Curricular, Currículo, Formação de Professores, Didática, Planejamento Educacional, Teorias do Currículo, Planejamento e Organização do Processo Ensino Aprendizagem, Avaliação Educacional, Teoria das Representações Sociais e Análise do Ciclo de Políticas.
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Professora Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA), atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós- Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e no programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Doutorado em Educação, pela UFRN, Mestrado em Educação, pela UNAMA, Licenciada em Pedagogia, pela UNAMA. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2014 - 2016). Consultoria ad hoc CNPQ e CAPES. Coordenadora do GT 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED -2015-2017). Integra a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros - Ministério da Educação (CADARA - 2015- 2017). Coordenadora do Curso de Especialização Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (2015-2016/MEC/ UNIAFRO). Coordenadora da Linha Currículo e Escola Básica, do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Líder do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico- Raciais (GERAUFPA) Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2 CA ED, desde 2010.
Publicado
26-03-2017
Como Citar
Santos, R. A. dos, & Coelho, W. de N. B. (2017). POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NAS PRODUÇÕES DA ANPED. @rquivo Brasileiro De Educação, 4(8), 104-127. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n8p104