O DISCURSO PEDAGÓGICO DE MALBA TAHAN NA REVISTA AL-KARISMI: reflexões para a Educação Matemática brasileira

  • Cristiane Coppe de Oliveira UFU - MG

Resumo

O presente trabalho consiste na apresentação de um estudo dos conteúdos presentes na revista Al-Karismi, organizada por Malba Tahan, na década de 1940, destinada a professores de matemática e alunos. Visamos possibilitar o acesso de pesquisadores à fonte primária, composta de sete vo-lumes e de um volume avulso; contribuir para as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática Brasileira; e desvendar os mitos que se encontram em seu discurso pedagógico, se-guindo as teorizações da Mitocrítica de Durand (1996). O projeto possui, de um lado, um caráter histórico-bibliográfico-documental, apoiando-se em consultas às fontes primárias existentes no Instituto Malba Tahan (IMT), na cidade de Queluz e, de outro lado, uma abordagem nomotética (Fiorentini; Lorenzato, 2006), por apresentar uma análise buscando as unidades de significados presentes no discurso da revista. Ao concordar com Nóvoa (1997), acreditamos que a análise de periódicos permite apreender discursos que articulam práticas e teorias, que se situam no nível macro do sistema, mas também no plano micro da experiência concreta, que exprimem desejos de futuro ao mesmo tempo em que denunciam situações do presente. Nesta perspectiva, o discur-so da revista Al-Karismi traz importantes reflexões para a educação matemática.

Palavras-chave: Malba Tahan. Discurso. Mitocrítica. Educação Matemática.

Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, UFU - MG
Doutora em Educação pela FEUSP. Mestre em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro. Docente da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG.

Referências

BASSI, Achille. Os grandes períodos do desenvolvimento da matemática. Al-Karismi, n. 8, p.1-3, 1951.

CATANI, Denice B. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do professorado público de São Paulo: 1902-1918. 1989. 392f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculda-de de Educação, Universidade de São Paulo, 1989.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Al-Kwarizmi e sua importância na Matemática. Temas e Debates, n. 4, 1994.

DIAS, André Luis Mattedi. A Revista Brasileira de Matemática (1929-1932). SEMINÁ-RIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4, 2001, Natal. Anais... Natal: UFRN/SBHMat, 2001.

DIAS, André Luis Mattedi. Engenheiros, mulheres, matemáticos: inte-resses e disputas na profissionalização da Matemática na Bahia (1896-1968). 2002. 308 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores As-sociados, 2006.

MATOS, José Manuel. Prenúncios da matemática moderna em Portugal. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2005, Porto. Actas... Porto: Faculdade de Ciências da Universidade de Porto, 2005.

MONTEIRO, Antonio Aniceto. O simbolismo em matemática. Al-Karismi, n. 8, p.17-18, 1951.

NAKAMURA, Maria Elza Furquim Pereira. Matemáticos: a escolha da pro-fissão e concepções. ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MATE-MÁTICA, 6, 1998, São Leopoldo. Anais...São Leopoldo: UNISINOS/SBEM, 1998. v. 2. p. 75-77.

NÓVOA, António A. Imprensa de educação e ensino. In: CATANI, Denice B.; BASTOS, Maria Helena C. Educação em Revista: a imprensa periódi-ca e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 5-31.

OLIVEIRA, Cristiane C. Do menino “Julinho à Malba Tahan”: uma via-gem pelo oásis do ensino da matemática. 2001. 102f. Dissertação (Mes-trado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2001.

ROCHA, Clara. Revistas Literárias do Século XX em Portugal. Impren-sa Nacional: Casa da Moeda, 1985.

SILVA, Clóvis Pereira da. Sociedades e Revista Científicas fundadas no Brasil entre 1889 e 1989. Revista Uniandrade, n. 3, 2001.

TAHAN, Malba. Didática da matemática. São Paulo: Saraiva, 1961. v. 1.

TAHAN, Malba. A Sombra do arco-ìris. Rio de Janeiro: Conquista, 1964. v. 3.

TASSINARI, Ena Nunes da Costa. A voz do passado e a memória dos homens: um estudo sobre periódicos (1974-1979) antecedentes ao BO-LEMA – Boletim de Educação Matemática (1985-1994). 1999. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e Cultura) – Universidade Mackenzie, São Paulo, 1999.

Publicado
30-08-2019
Seção
Artigos