Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Extensão das submissões para a revista:

  • Artigos – entre 35.000 e 60.000 caracteres com espaços
  • Relatos de experiência – entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços
  • Resenhas – até 15.000 caracteres com espaços
  • Resultados parciais de pesquisas de mestrado, doutorado e iniciação científica – entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços
  • Entrevistas – até 25.000 caracteres com espaços
  • Demais contribuições (apresentação de jogos e outros materiais didáticos, recreações, softwares com destinação pedagógica, etc.) – até 15.000 caracteres com espaços

Quaisquer casos fora destas especificações serão julgados pelo corpo editorial.

- Os artigos devem vir precedidos de um resumo bilíngüe (português/ inglês) de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões. O resumo deve conter entre 150 e 300 palavras.

- As palavras-chave, no máximo cinco, em português e inglês, indicando o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado (Tesauro). Devem vir com letra inicial maiúscula e serem separadas por ponto.

- O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.

- Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em inglês e na língua original.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.