APRENDE ESTOCÁSTICOS CON MATERIAL LÚDICO EN EL BACHILLERATO UNIVERSITARIO

  • María del Socorro Rivera Casales
  • José Marcos López Mojica

Resumo

O objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das idéias fundamentais de estocástica de acordo com Heitele (1975), através de atividades recreativas e aleatórias, em particular para beneficiar idéias prévias do acaso, como antecedente ao cálculo de probabilidades. Concebeu-se um curso em duas sessões para professores do nível secundário superior e superior, com atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento probabilístico; já que a probabilidade é importante na tomada de decisões na vida cotidiana, "mas também é importante reconhecer o „Azar‟ como uma possibilidade de tomar decisões baseadas em conceitos matemáticos para prever ou estimar a probabilidade de um evento" . Para a fundamentação teórica, o trabalho apresenta como suporte teórico três eixos importantes: Epistemológico, Cognitivo, Social. Segundo Ojeda (2003), é necessário fornecer ao indivíduo uma cultura matemática abrangente, o que leva ao tratamento de questões probabilísticas e estatísticas.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Estatística. Pensamento probabilístico.

Biografia do Autor

María del Socorro Rivera Casales
Maestra en Ciencias con la especialidad en Matemática Educativa por el CINVESTAV México. Profe-sora de Matemáticas de la ENP No.2 “Erasmo Castellanos Quinto” UNAM, DME”Cinvestav” IPN, Méxi-co.E-mail: soco_rcms@yahoo.com.mx.
José Marcos López Mojica
Licenciado en Matemáticas por la Universidad Autónoma de Guerrero. Maestro y Doctor en Ciencias en la especialidad de Matemática Educativa por el Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN. E-mail: jmlopez@cinvestav.mx

Referências

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Publicado
30-08-2019
Seção
Artigos