ELASTICIDADE PREÇO-DEMANDA: construção de um modelo matemático em um contexto histórico como exemplo para ação educacional

  • Plínio Zornoff Táboas Universidade Federal do ABC – UFABC – Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC

Resumo

Este trabalho apresenta, a título de ação educacional no campo de estudos e pesquisas da História na Educação Matemática, uma concepção de modelagem matemática e suas etapas de confecção, com uma aplicação na análise do conceito de elasticidade preço-demanda e suas possibilidades de auxiliar o planejamento e o gerenciamento de mercados em monopólio segundo o modelo de o-ferta e demanda e a teoria do valor-utilidade.

Palavras-chave: Educação Matemática. História na Educação Matemática. Ação Educacional. Modelagem Matemática. Elasticidade Preço-Demanda.

Biografia do Autor

Plínio Zornoff Táboas, Universidade Federal do ABC – UFABC – Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC
Universidade Federal do ABC – UFABC – Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC

Referências

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 7. ed. Tradu-ção de Sérgio Bath. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (Coleção Tópicos).

BASSANEZI, Rodney Carlos & FERREIRA JR., Wilson Castro. Equações Diferenciais com aplicações. São Paulo: Harbra, 1988.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BUCCHOLZ, Todd G. Novas idéias de economistas mortos. Tradução de Luiz Guilherme Chaves e Regina Bhering. Rio de Janeiro: Record, 2000.

D‟AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2001.

D‟AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a mo-dernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1).

DORN, William S. & MCCRACKEN, Daniel D. Cálculo Numérico com es-tudos de casos em FORTRAN IV. Tradução de José Abel Royo dos San-tos e Ana Lucia Serio de Almeida. São Paulo: EDUSP, 1981.

FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Os índios Waimiri-Atroari e a etnoma-temática. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José de (org.) Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Tradução de Luiz Roncari. Bauru: EDUSC. 1998.

FONTANA, Josep. Introdução ao estudo da História Geral. Tradução de Heloísa Reichel. Bauru: EDUSC, 2000.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848. Tradu-ção de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. 10. ed. Rio de Ja-neiro: Paz e Terra, 1997. (Pensamento Crítico, v.13).

MCLONE, R. R. Can Mathematical Modelling be Taught? In: Teaching and applying mathematical modelling. New York: Berry, JS Edts., 1984. p. 476-483. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Coleção Tópicos).

Publicado
30-08-2019
Seção
Artigos