Scripta

Scripta - (eISSN-2358-3428 (OJS)) é uma revista semestral, de acesso aberto, do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas.

Missão:  A missão da Scripta é publicar dossiês contendo artigos científicos e ensaios inéditos e de reconhecida qualidade acadêmica, além de entrevistas de interesse e resenhas de obras recentemente publicadas, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, das áreas de Literaturas de Língua Portuguesa e Linguística.

Scripta - (eISSN-2358-3428 (OJS)) is a biannual, peer-reviewed journal, sponsored by the Graduate Program in Portuguese Language and Literatures, as well as the Centre for Lusophone Literary Studies at PUC Minas.

Mission: It aims to issue scientific papers and unpublished essays of recognized academic quality, as well as interviews of scholarly interest and recently published reviews, produced by local and international researchers in the areas of Lusophone Literatures and Linguistics.

Classificação de periódicos quadriênio (Qualis) 2013-2016

  LETRAS / LINGUÍSTICAB1
  FILOSOFIAB1
  INTERDISCIPLINARB3
  ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIAB2

                                                                                                                                  
A Revista Scripta utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes,permitindo às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.Saiba mais...  
 
 
                                                                                                                                  
A preservação digital precisa ser uma responsabilidade compartilhada, principalmente pelo grande volume de informação digital que está sendo produzido e pela natureza da tecnologia digital. A responsabilidade de que a informação científica, tecnológica e cultural seja preservada para benefício das futuras gerações está nas mãos dos criadores desses materiais. Continua sendo um consenso que o planejamento do gerenciamento da informação digital é precário, que existem vários repositórios e coleções digitais redundantes, com uma identificação insuficiente dos registros essencial para a sua permanência em casos de desastre e que é escassa a integração dos serviços de informação que armazenam documentos digitais em vários tipos de formatos. Saiba mais...

Notícias

 

Eventos: II Seminário do Grupo de Pesquisa "Da Rua: sujeitos e objetos": espaços e heterogeneidades

 

Programação do evento

Clique aqui para se inscrever

 
Publicado: 2017-09-13 Mais...
 

Chamada de trabalhos - Linguística: REVISTA SCRIPTA - V.22, N. 45 - 2018. MÍDIA E DISCURSO

 

Mídia e discurso

É inegável a participação da mídia nas escolhas políticas e nos acontecimentos sociais. Nesse contexto, cada vez mais, ela tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso no Brasil e no exterior, dado seu poder de (re)produção de narrativas, de contrução de identidades, de imagens, enfim, de sentidos. A proposta de abordagem deste volume temático da Revista Scripta é, portanto, possibilitar a reflexão sobre questões atuais do campo do letramento midiático, tais como:

 As várias semioses que constituem o discurso midiático;

  • A construção de identidades;
  • O ativismo midiático;
  • Práticas discursivas na mídia digital;
  • Educomunicação;
  • Mídia e memória;
  • Mídia e religião;
  • Midia e Literatura;
  • Mídia e política;
  • Mídia e identidade de gênero.

 

1)    Data-final da submissão: 30 de janeiro 2018, pelo sistema SEER: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/index.

2)    Normas para submissão: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/about/submissions#authorGuidelines

3)    Idiomas: português, espanhol, inglês e francês e italiano.

4)    Organização:

  • Ângela Carrato (UFMG, MG);
  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (PUC Minas,);
 Publicação:  Maio de 2018.
 
Publicado: 2017-07-18 Mais...
 

Chamada de trabalhos - Literatura: REVISTA SCRIPTA - V. 22, N.46 / 2018 - CIDADE NA LITERATURA

 

A revista Scripta (PUC Minas, Brasil) propõe número temático dedicado ao estudo da cidade na literatura.   Sugere-se uma reflexão sobre a utilização da cidade como estratégia narrativa, entendendo a cidade como o espaço em que o fato e a imaginação se fundem, em que a unicidade e o fragmentário coexistem, aceitando e contemplando as diferenças.  Busca-se, também, um aprofundamento nas análises de utopias e distopias, maneiras de entender como os discursos contemporâneos caracterizam e entendem a cidade levando em conta a sua polifonia, mescla de estilos, suas significações e ressignificações, na tentativa de decifrar a polis situada no limite entre a realidade e a ficção

 

 

 
Publicado: 2017-07-03 Mais...
 
Outras notícias...

v. 21, n. 41 (2017): SCRIPTA 41


Capa da revista
Sistemas perceptivos e linguagens