O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • O arquivo submetido não possui identificação autoral de nenhuma natureza.

  • O autor detem autorização para reprodução de material inédito ou com direito autoral reservado e assume a responsabilidade para responder pelos direitos de reprodução.

  • Cada proponente só pode apresentar um artigo para avaliação em cada edição da revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA SCRIPTA

1. Os  artigos inéditos  devem conter entre 15 (quinze)  e 18 (dezoito) laudas com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word e podem estar escritos em português, inglês, francês ou espanhol.

2. Após o título deve vir o resumo do trabalho, contendo entre 100 (cem) e 250 (duzentas e cinquenta) palavras, na letra Times New Roman nº 10, espaço simples, acompanhado de até 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, sendo em maiúscula a primeira letra.

3. Logo abaixo do resumo deve vir o título e o resumo em língua estrangeira  (português, inglês, francês ou espanhol), acompanhado de até 5 (cinco) palavras-chave, keywords, ou Mots-clés ou Palabras-claves, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas. 

4. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com especial destaque para o que se segue.

5. Citações bibliográficas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo (Times New Roman) e de nº 10, sem aspas.

5.1. Todas as citações devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página, entre parênteses. (Ex.: MARTINS, 1994, p. 15). O ponto final deve ser inserido de acordo com a citação.  Se a citação termina em ponto final, esta deverá conter o ponto antes das aspas. Exemplo: “...todo processo de seleção deverá ser imparcial.” (CARVALHO, 1977, p. 15). Caso a frase não termine em ponto, ou seja, mencionou-se apenas parte da frase, o ponto deverá vir depois das aspas e antes da citação da referência, a qual, por sua vez, deverá ser seguida de ponto final.  Exemplo: “como conquistar um emprego”. (CARVALHO, 1977, p. 81).

5.2. As notas de rodapé devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página e iniciar-se com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo. Devem ser digitadas com fonte Times New Roman n. 10, espaço simples entre as linhas, sem espaço para separá-las entre si. O número que indica a nota deve vir depois da pontuação que fecha a frase.

5.3. As referências devem vir no final do texto, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor, com espaço simples entre as linhas e sem espaço entre si. Títulos de livros e periódicos devem vir em negrito.

5.4. Os itálicos devem ser usados apenas no corpo do texto, para palavras em língua estrangeira, reservando-se as aspas para qualquer outro destaque.

5.5. As epígrafes devem vir em letra normal (Times New Roman), fonte 10, espaço simples, sem aspas, seguidas de indicação de autor entre parênteses, data e página.

5.6. Os elementos essenciais que compõem as referências estão listados abaixo e deverão ser digitados conforme os exemplos:

5.7. Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Edição. Local: Editora, data.

  • Capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo sem negrito, aspas ou itálico. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Edição (ex.: 3.ed.). Local de publicação: Editora, data. Número do capítulo (se tiver), páginas inicial-final do capítulo.
  • Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo sem negrito, aspas ou itálico. Título do periódico em negrito, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
  • Artigos de anais de congressos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo sem negrito, aspas ou itálico. In: NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado. Título da publicação em negrito. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.
  • Referências de formato eletrônico: indicação idêntica ao formato convencional, acrescentado de: Disponível em <endereço eletrônico>.  Para documentos on line, acrescentar ainda: Acesso em dia, mês, ano.
  • Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor, repetir o sobrenome e o nome na referência seguinte.
  • Quando a referência for de parte de obra (conto, capítulo de livro, etc.), sendo o livro todo do mesmo autor, nome e sobrenome de autor entram na referência da parte da obra e na referência do título da obra; os títulos de partes de obras devem vir em letra normal. Ex.: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do conto, capítulo, etc. sem negrito, aspas ou itálico. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final.
  • No final dos intertítulos necessários não deve haver pontuação (a menos que seja ponto de interrogação ou exclamação).
  • Nos títulos das obras só devem ser usadas letras maiúsculas no início da primeira palavra e em nomes próprios.
  • No caso de obras organizadas, indicar normalmente pelo Sobrenome e nome do organizador, seguidos de Org., entre parênteses.
  • No caso de citações incompletas, indicar a sua interrupção por [...].
  • Outros tipos de publicações devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2002.

5. A Comissão Editorial reserva-se o direito de alterar os originais com o fim de condicioná-los a essas e outras normas de seu padrão editorial.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESENHAS NA REVISTA SCRIPTA

1. Serão aceitos originais de resenhas de livros publicados há, no máximo, 3 (três) anos e e podem estar escritos em português, inglês, francês ou espanhol.

2.As resenhas não devem exceder a 5 (cinco) laudas (aproximadamente 1.000 palavras ou 125 linhas ou 4.500 caracteres) com margem superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra  Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word.

3. Devem iniciar-se com sobrenome e nome do autor da obra resenhada, seu título (em negrito), local da edição, editora, data de publicação e número de páginas, bem como outros dados necessários para identificação, se houver.

4. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pede-se especial atenção para:

4.1. Citações bibliográficas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo e de nº 10, sem aspas.

4.2. Todas as citações devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página, entre parênteses. Ex.: (MARTINS, 1994, p. 15). O ponto final da citação deve vir após o final da frase, antes, portanto, do parêntese contendo a referência, a não ser no caso das citações de até três linhas, inseridas no texto, quando não terminam o parágrafo.

4.3. As notas de rodapé (se necessárias) devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página, iniciar-se com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo e ser digitadas com fonte nº 10, espaço simples entre as linhas, sem espaço para separá-las entre si.

4.4. Todos os títulos de obras devem vir em negrito, sendo em maiúscula apenas a primeira letras e as dos nomes próprios;  títulos de contos, poemas, capítulos e outras partes de livros devem vir em letras normal, sem negrito, aspas ou itálico.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ENTREVISTAS NA REVISTA SCRIPTA

1. Serão publicadas entrevistas conduzidas por pesquisadores e realizadas com autores relevantes das áreas de Literatura e Linguística, desde que haja o expresso consentimento do entrevistado e os nomes dos entrevistadores. As entrevistas  podem estar escritos em português, inglês, francês ou espanhol.

2.As entrevistas não devem exceder a 20 páginas  com margem superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra  Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word.

3. A entrevista deve ser antecedida de uma breve apresentação do entrevistado e do contexto em que foi realizada.

4. Caso a entrevista tenha sido concedida oralmente, a transcrição deve procurar respeitar, sempre que possível,  a norma padrão da língua em que foi realizada.

4. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a publicação das entrevistas. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.