Guerra da pós-verdade: a batalha político-midiática do Movimento Brasil Livre

Palavras-chave: Pós-verdade. Fake news. Jornalismo. Mídia. Redes sociais.

Resumo

Em um cenário caracterizado pela crescente digitalização de todos os aspectos da vida humana, a concepção da verdade pode estar sendo alterada radicalmente. Na chamada era da “pós-verdade”, fatos objetivos teriam cada vez menos importância diante do apelo às emoções e às crenças intersubjetivas. Esse fenômeno se manifesta principalmente nas redes sociais, onde algoritmos favorecem a criação de câmaras de eco, que ressoam apenas as informações identificadas com as preferências de cada usuário e tornam invisíveis as informações que estejam fora desse campo de interesses previamente manifestados. Assim, o alcance de informações partidarizadas ou com teor ideológico pode ser ampliado, influenciando a percepção do público sobre a realidade. Nesse cenário, grupos como o Movimento Brasil Livre ocupam as redes sociais para disseminar informações apoiadas em fatos imprecisos e por vezes inverídicos, em torno das quais buscam dar visibilidade e arregimentar seguidores para suas causas e interesses políticos, travando uma batalha contra o modelo jornalístico tradicional e seu compromisso com a verdade.

Biografia do Autor

Alberto Rodrigues de Freitas Filho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade da Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista CAPES.

Pollyana Ferrari Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Professora Doutora do Departamento de Jornalismo e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

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Publicado
2018-10-31
Seção
Artigos