O dispositivo literatura no livro didático: reflexão pós-pandemia
Resumo
O que esperar da literatura no livro didático em face das novas realidades? Este artigo desenvolve reflexões sobre o dispositivo de literatura no livro didático, considerando o novo cenário pós-pandemia. Privilegia-se o diálogo com a pesquisa de Pimentel (2018) para sustentar a reflexão proposta. A metodologia qualitativa utiliza a ferramenta descritiva e de revisão bibliográfica para situar e desenvolver o objetivo da pesquisa. Resultados apontam que as relações de poder que atravessam a busca do conhecimento podem ser diminuídas com a criação de políticas públicas na área de educação, bem como de investimentos na cadeia produtiva do livro. Além disso, sinaliza para a necessidade de se melhorar os índices de interpretação das fontes e da produção discursiva, advindas de melhorias das relações docentes/discentes em nosso país. O artigo agrega à agenda de pesquisa ao destacar o dispositivo literatura no livro didático como ferramenta que contribui para contornar criticamente a realidade pós-pandêmica, marcada pela pós-verdade e fake news.
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