O fórum online como ferramenta para interação entre alunos e aprendizagem do Português como segunda língua

  • Vanessa Freitas da Silva PUC-Rio
Palavras-chave: PL2, Interação, Fórum de discussão online

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que objetivou investigar as potencialidades dos fóruns on-line num contexto de aprendizagem do Português como Segunda Língua (PL2). Os dados coletados são provenientes de quatro fóruns realizados no ambiente virtual Moodle e consistem em postagens de aprendizes de diferentes nacionalidades matriculados em um curso presencial oferecido por uma universidade privada do Rio de Janeiro em 2019. Entendemos que o fórum virtual é uma ferramenta por meio da qual se pode promover a interação entre colegas e maximizar a aprendizagem fora do ambiente da sala de aula. Os resultados mostraram que os participantes trocaram informações culturais, utilizaram vocabulário adequado, empregaram estruturas linguísticas e estratégias conversacionais estudadas anteriormente e contribuíram para a construção de conhecimentos. No entanto, os fóruns realizados não foram capazes de atrair todos os alunos e aumentar a participação em comparação com as discussões face a face da sala de aula tradicional. Esse resultado pode sugerir que, apesar de instruções claras, ênfase nos objetivos, planejamento e variedade de tópicos, a participação depende da personalidade do aluno e de suas preferências relacionadas à aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vanessa Freitas da Silva, PUC-Rio

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), Professora de Português como segunda língua para estrangeiros (Departamento de Letras – PUC-Rio) e do Curso de formação de professores de Português para estrangeiros (CCE – PUC-Rio).

Em 2013, passa a ministrar aulas de Português para estrangeiros na graduação. Em 2014, comecei a atuar na pós-graduação lato sensu, ministrando a disciplina Didática e Metodologia de Ensino, em curso de formação de professores.

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Publicado
29-06-2021
Como Citar
Silva, V. F. da. (2021). O fórum online como ferramenta para interação entre alunos e aprendizagem do Português como segunda língua. Scripta, 25(53), 500-535. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p500-535