Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil

  • Nildiceia Aparecida Rocha UNESP
  • Jessica Chagas de Almeida FCLAr/UNESP
Palavras-chave: Português Língua Estrangeira, Português Segunda Língua, Formação inicial

Resumo

Resenha de “Formação inicial e continuada de professores de português língua estrangeira/Segunda língua no Brasil”, que trata de uma coletânea de artigos organizada por Scaramucci e Bizon oferece um panorama no âmbito da formação inicial e continuada de professores de português língua estrangeira (PLE) e de português segunda língua (PSL ou PL2), envolvendo as quatro licenciaturas já institucionalizadas no Brasil e de outros programas importantes que dispõem de iniciativas de formação de professores. A compilação reúne textos de autores consolidados na área de PLE/PL2 no Brasil e internacionalmente. Quando nos referimos à “área de PLE/PL2”, remetemos à noção de um campo de saber, de conhecimento. Portanto, são professores, pesquisadores, agentes políticos de consolidação, divulgação e projeção desse campo de saber que, por sua vez, é fortalecido por tais iniciativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildiceia Aparecida Rocha, UNESP

Livre Docente em Português Língua Estrangeira(PLE) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, em 2018. É professora junto ao Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, realizado na Universidad de Sevilla, Espanha (2014-2015). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM.

Jessica Chagas de Almeida, FCLAr/UNESP

Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP, Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, professora de PLE

Referências

Obra resenhada: SCARAMUCCI, M. V. R.; BIZON, A. C. C. (org.). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Araraquara: Letraria, 2020.

Referências:

ALMEIDA FILHO, J. C. P. A página omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 195–202, 2015.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, S. (orgs.) Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 723-728.

BRASIL. Documento base do exame Celpe-Bras. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020a.

BRASIL. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial espanhola. Brasília: FUNAG, 2020b.

CAVALCANTI, M. C. Prefácio. In: SCARAMUCCI, M. V. R.; BIZON, A. C. C. (org.). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Araraquara: Letraria, 2020.

GUIMARÃES, E. Espaço de enunciação e política de línguas no Brasil. In: OLIVEIRA, S. E.; SANTOS, J. F. (orgs.). Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes/CELLIP, 2006, p. 47-53.

OLIVEIRA, G. M. A 'virada político-linguística' e a relevância social da linguística e dos linguistas. In: CORREA, D. A. (orgs). A Relevância Social da Linguística: Linguagem, Teoria e Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2007, p. 79 - 93.

Publicado
29-06-2021
Como Citar
Rocha, N. A., & Almeida, J. C. de. (2021). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Scripta, 25(53), 746-760. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760