A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da covid-19 e além

  • Juliana Alves Assis PUC Minas
  • Fabiana Komesu
  • Marie-Christine Pollet
Palavras-chave: Editorial

Resumo

Resumo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGUMENTATION et Analyse du Discours. Autorité et Web 2.0 : approches discursives [En ligne], n. 26, 2021. Disponível em: https://journals.openedition.org/aad/4929. Acesso em: 21 set. 2021.

ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. Em torno dos efeitos da covid-19 em práticas letradas acadêmicas. In: ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. (org.) Efeitos da covid-19 em práticas letradas acadêmicas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020, v. 4, p. 9-31.

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Tradução de Celene M. Cruz; João Wanderley Geraldi. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 19, 1990, p. 25-42.

AYALA, F. J. Introductory essay: the case for scientific literacy. In: World Science Report, Paris: UNESCO, 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000102930. Acesso em: 28 ago. 2021.

BENKLER, Y.; FARIS, R.; ROBERTS, H. Network Propaganda: Manipulation, Disinformation, and Radicalization in American Politics. New York: Oxford University Press, 2018.

CASTELLS, M. Ruptura: a crise da democracia liberal. Trad.: Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CORRÊA, M. L. G. A inter-incompreensão polêmica e sua versão solipsista em práticas de leitura emergentes. ComHumanitas, v. 11, p. 68-81, 2020.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COURTINE, J.-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EDUFSCAR, 2009.

EUROPEAN COMMISSION. A multi-dimensional approach to disinformation, 2018. Disponível em: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/final-report-high-level-expert-group-fake-news-and-online-disinformation. Acesso em: 26 ago. 2021.

FLUCKIGER, C. Innovations numériques et innovations pédagogiques à l’école. Recherches, p. 119-134, 2017.

FLUCKIGER, C. Une approche didactique de l’informatique scolaire. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2019. (Collection Paideia).

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 24 ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEE, J. P. Literacy: from Plato to Freire. In: Social Linguistics and literacies: ideology in discourses. Londres: Taylor & Francis, 1994. p. 27-48.

GALHARDI, C. P. et al. M. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, p. 4201-4210, out. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 ago. 2021.

ISLAM, M. S. et al. Covid-19-Related infodemic and its impact on public health: A global social media analysis. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, 103(4), p. 1621–1629, 2020.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da conexão. Tradução de Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

JOHNS HOPKINS. Covid-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE). Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em: 22 ago. 2021.

KAKUTANI, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Tradução de André Czarnobai e Marcela Duarte. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

KOMESU, F.; ALEXANDRE, G. G.; SILVA, L. S. A cura da infodemia? O tratamento da desinformação em práticas sociais letradas de checagem de fatos em tempos de Covid-19. In: RODRIGUES, D. L. D. I.; SILVA, J. Q. G. (org.). Estudos aplicados à prática de escrita acadêmica: colocando a mão na massa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. v. 3, p. 185-229.

KOMESU, F.; COSTA, J. R. P.; CIENCIA, A. C. Covid-19 e (des)informação: notas sobre o serviço brasileiro “Saúde sem Fake News” e seu leitor. (No prelo).

KOMESU, F.; DAUNAY, B.; FLUCKIGER, C. Littéracies numériques et désinformation: le rôle de l’enseignant dans le contexte d’infodémie. In: SCHEEPERS, C. (org.). Former à l’écrit, former par l’écrit dans le supérieur. Paris: DeBoeck, 2021. p. 255-267.

LACHANCE, J. L’éthos de l’adolescent dans les mondes numériques : le rôle des destinataires. Itinéraires, 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/itineraires/3156. Acesso em: 15 set. 2021

LARDELLIER, P. « Y » et digital natives, faux concepts et vrais slogans. Une lecture critique de deux « ressources sûres » de la doxa numérique. Hermès, La Revue, n. 78, p. 151-158, 2017.

LEA, M.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução: Fabiana Komesu; Adriana Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

LONGHI, J. Humanités, numérique : des corpus au sens, du sens aux corpus. Questions de communication, n. 31, p. 7-17, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4000/questionsdecommunication.11039. Acesso em: 15 set. 2021.

MARTENS, B. et al. F. The digital transformation of news media and the rise of disinformation and fake news: an economic perspective. Seville: European Commission, Joint Research Centre, 2018. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/digital-transformation-news-media-and-rise-disinformation-and-fake-news. Acesso em: 26 ago. 2021.

McINTYRE, L. Post-Truth. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2018.

MELL, L. À travers les hypostases du numérique dans l’enseignement supérieur : réflexion critique sur le développement de la culture et des compétences numériques. Lien social et Politiques, n. 81, p. 73-191, 2018.

MELLO, P. C. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digial. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

McLAREN, P. L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Harvard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988.

MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake News. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-48, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p46. Acesso em: 26 ago. 2020.

NEWMAN, N. et al. Reuters Institute: Digital News Report 2021. London: Reuters Institute; University of Oxford, 2021. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2021. Acesso em: 26 ago. 2021.

NIELSEN, R. K.; GRAVES, L. New You Don’t Believe: Audience Perspectives on Fake News. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2017. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2017-10/Nielsen%26Graves_factsheet_1710v3_FINAL_download.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

OLIVEIRA, A. R.; BRASILEIRO, A. M. M.; ASSIS, J. A. Ser professor no Brasil nos tempos da Covid-19: o que mudou? Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 18, p. 499-513, 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Folha informativa Covid-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 26 ago. 2021.

PANGRAZIO, L. What’s new about “fake news”? Critical digital literacies in an era of fake news, post-truth and clickbait. Revista Páginas de Educación, Montevideo, v. 11, n. 1, p. 6-22, jun. 2018.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso – AAD 69. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso. Tradução de Bethania Mariani et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 61-162.

PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. O discurso e as verdades: relações entre a fala, os feitos e os fatos. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (org.). Discurso e (Pós)Verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2021. p. 7-18.

POSSENTI, S. Ler: descrever e interpretar. In: SERRANI, S. (org.). Letramento, discurso e trabalho docente: uma homenagem a Angela Kleiman. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.

REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Covid-19: Políticas públicas e as respostas da sociedade. Nota técnica n. 31, 22 maio 2021. Disponível em: https://redepesquisasolidaria.org/wp-content/uploads/2021/05/boletimpps-31-22maio2021.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. M. (org.). Tecnologias digitais e escola. São Paulo: Parábola, 2020.

ROQUE, T. O negacionismo no poder: como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Piauí, edição 161, fev. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/. Acesso em: 26 ago. 2021.

ROSIER, L. Ethnographie linguistique d’un « idiolecte » sur Facebook : identité, ethos et posture numérique, 2019. Disponível em: http://researchgate.net/publication/333984647_Etnographie_linguistique_d’un_idiolecte_sur_Facebook_identite_ethos_et_posture_numérique. Acesso em: 15 set. 2021.

ROSIER, L. Reconfigurations des formes canoniques du discours rapporté en milieu numérique : quelques exemples remarquables de discours directs. E-rea [En ligne], 17.2, 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/erea/9742. Acesso em: 15 set. 2021.

SIAROVA, H.; STERNADEL, D.; SZÖNYI, E. Research for CULT Committee: Science and Scientific Literacy as an Educational Challenge. Brussels: European Parliament, 2019. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2019/629188/IPOL_STU(2019)629188_EN.pdf. Acesso em: 26 ago.2020.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Letramentos sociais. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

TANDOC Jr., E. C.; LIM, Z. W.; LING, R. Defining “Fake News”. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2018.

VISCARDI, J. M. Fake News, Verdade e Mentira sob a ótica de Jair Bolsonaro no Twitter. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 2, p. 1134-1157, ago. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000201134&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 ago.2021.

VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, 359, p. 1146-1151, 2018.

Publicado
30-11-2021
Como Citar
Assis, J. A., Komesu, F., & Pollet, M.-C. (2021). A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da covid-19 e além. Scripta, 25(54), 9-38. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p9-38