v. 25 n. 54 (2021): Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor

					Visualizar v. 25 n. 54 (2021): Desordem informacional e propagação de fake news: a importância da formação do leitor

Org.: 

Juliana Alves Assis (PUC Minas)
Fabiana Komesu (Unesp)
Marie-Christine Pollet (Université Libre de Bruxelles)

Publicado: 03-12-2021

Edição completa

Editorial

Dossiê temático

  • Desmediatização, Infodemia e fake news na cultura digital

    Débora Liberato Arruda Hissa
    40-67
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p40-67
  • O papel da memória discursiva em manchetes que desmentem notícias sobre Covid-19

    Gabriel Guimarães Alexandre
    68-95
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p68-95
  • Desinformação, desinfodemia e letramento midiático e informacional – um estudo do processo estruturado no Brasil sob o governo Jair Bolsonaro e as formas de enfrentamento

    Eliara Santana Ferreira
    96-128
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p96-128
  • O cenário político brasileiro e as disputas de hegemonia nos planos ideológico, discursivo e linguístico

    Emerson de Pietri, Tatiane Silva Santos, Thiago Mena
    129-157
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p129-157
  • Infodemia e construção sígnica – movimentos responsivos sob a retórica da pós-verdade

    Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Fernanda Santana Gomes
    158-189
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p158-189
  • Os estudos literários na era da pós-verdade

    Sérgio Luiz Bellei
    190-206
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p190-206
  • A formação crítica do leitor à reflexão dos fatores pragmáticos da textualidade na produção de fake news sobre a covid-19: uma análise linguística textual

    Natália Coêlho Bagagim, Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Lucinalva de Almeida Silva
    207-234
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p207-234
  • Competências em práticas letradas de estudantes de Ensino Médio no contexto da desordem informacional

    Ana Cláudia Bertini Ciencia
    235-264
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p235-264
  • Fake news, desinformação e necessidade de formar leitores críticos

    Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Chloé Leurquin
    265-295
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p265-295
  • Letramento crítico no Ensino Médio: uma proposta didática sobre pós-fatos contra o Nordeste/nordestino(a) em aulas de Língua Portuguesa

    Mariana Galdino Santana
    296-322
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p296-322

Entrevistas

  • Entrevista com Johannes Angermuller

    Luciana Salazar Salgado
    324-333
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p324-333

Seção Livre

  • O discurso presidencial na manifestação do dia do exército: sentidos de liberdade, democracia e povo

    Fernando Miranda Arraz, Fagner Ribeiro Sena
    335-358
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p335-358

Resenhas

  • Efeitos da covid-19 em práticas letradas acadêmicas

    Andréia Teixeira
    360-372
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p360-372