A revisão do texto literário: um trabalho de memória

  • Elzira Divina Perpétua
  • Raquel Beatriz Junqueira Guimarães
Palavras-chave: Revisão, Texto literário, Memória, Mnemônica textual.

Resumo

A partir da prática de revisão de uma variedade de textos, o artigo reflete sobre o pressuposto de que o texto literário, por sua especificidade, requer do revisor um domínio que extrapola o de um revisor de outras modalidades de textos. Comportando a memória de outros textos, a obra literária, ao ser lida, atualiza a memória do revisor, num exercício constante que exigirá, além dos conhecimentos linguísticos que todo revisor deve dominar, uma prática que se situa nas fronteiras entre a objetividade de um profissional crítico e a subjetividade de um leitor sensível.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1986. p.33-102.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: de. Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.

MUZZI, Eliana. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.58-62.

PERPÉTUA, Elzira Divina. O revisor como tradutor. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.76-88.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 1978. p. 51-67.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.

STODDARD, Roger E. Morphology and the book from an American perspective. Printing History, 17, 1987, p. 2-14. apud CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. p.17.

Publicado
27-07-2010
Como Citar
Divina Perpétua, E., & Beatriz Junqueira Guimarães, R. (2010). A revisão do texto literário: um trabalho de memória. Scripta, 14(26), 195-204. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4360
Seção
Dossiê: Revisão de textos

Most read articles by the same author(s)